Não é por acaso que o vinho Marquês de Borba se tornou um clássico do produtor João Portugal Ramos, no Alentejo.
Uma das suas referências mais firmadas, tem mantido a consistência da qualidade ano após ano. O tinto Marquês de Borba Colheita 2023, um ‘blend’ das castas Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional, Petit Verdot e Merlot, estagia seis meses em meias pipas de carvalho francês e americano, depois de fermentar parcialmente em lagares de mármore e em cubas de inox.
Este vinho, tal como tantos outros do portfólio do grupo João Portugal Ramos Vinhos, é feito com profundo respeito pela natureza. As vinhas obedecem a práticas diárias de sustentabilidade, que contribuem para a qualidade das suas colheitas. Todos os sub-produtos do processo da vindima são valorizados e têm uma “segunda vida”. O bagaço de uva é reaproveitado como compostagem natural nas vinhas; o coberto vegetal é usado nas entrelinhas, o que aumenta a matéria orgânica no solo, favorece uma maior retenção de água no solo e o aumento da biodiversidade. Os recursos hídricos são rigorosamente geridos através da utilização e leitura de sondas, e os painéis solares produzem energia para alimentar as bombas de irrigação das vinhas. Todas estas medidas, entre outras tantas que incluem medidas relacionadas com o fator humano e de produção, integram a filosofia de sustentabilidade e de respeito pela natureza da João Portugal Ramos, o que contribui para elevar o Marquês de Borba ano após ano. Até 25 de setembro, nas plataformas digitais da marca, decorre um passatempo em parceria com o ator e entusiasta dos vinhos desta casa, Tiago Aldeia, com um giveaway a oferecer um mega kit Marquês de Borba.
Com 14% de volume, este clássico alentejano, presente desde a primeira colheita da casa, em 1997, vai buscar o nome ao tio do fundador, o Marquês de Borba, detentor do título desde 1811. No nariz, o Marquês de Borba Colheita 2023 apresenta uma excelente concentração aromática. Intensos aromas a fruta, com notas de amoras, cassis e compota a sobressair. Tem um bom equilíbrio, entre a fruta, a acidez e os taninos. É uma excelente escolha para celebrar o fim de verão, ou para assinalar a entrada no outono, com garantia de estar a comprar um produto sustentável.
PVP: 7,49€