Assinalar o Dia Mundial do Turismo com um copo de boas-vindas de alvarinho. Esta é a proposta da marca de vinhos de Melgaço Dona Paterna para comemorar a data, que será assinalada em parceria com o restaurante Miracastro, situado no centro da vila de Castro Laboreiro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, na próxima quarta-feira, dia 27 de setembro.
Assim, os clientes que neste dia forem almoçar ou jantar ao restaurante Miracastro, serão brindados com um copo de alvarinho, em jeito de agradecimento pela visita ao município mais a norte de Portugal.
«Melgaço é um lugar cada vez mais procurado e visitado. Cabe-nos a nós, enquanto agentes do território, nas mais diversas áreas, saber receber bem. Sendo o alvarinho um dos ícones do nosso concelho, achamos que faria todo o sentido presentear quem nos visita com um copo deste maravilhoso néctar, como forma de lhes agradecer pela visita.» refere o produtor Carlos Codesso, considerando que «é na mesa que os nossos alvarinhos revelam o que de melhor têm para oferecer, em conjunto com a deliciosa gastronomia da região.»
PARA COMPLETAR A VISITA A CASTRO LABOREIRO
Castro Laboreiro é uma das aldeias mais emblemáticas do Parque Nacional da Peneda Gerês, resultado do isolamento que sofreu no passado. Localizada no cimo da montanha, a mais de mil metros de altitude, é uma região de grande beleza, serpenteada pelo rio Laboreiro, que é atravessado por inúmeras pontes representativas das épocas romana ou medieval.
A sua beleza natural e riqueza no que respeita à cultura e património, valeu-lhe o lugar de finalista no concurso 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias (em 2017), tendo também já sido distinguida com o Prémio 5 estrelas, na categoria ‘Aldeias e Vilas’, no âmbito do concurso ‘Portugal Cinco Estrelas’ 2018. Castro Laboreiro é também conhecido pelo seu fumeiro e enchidos, confecionados de forma tradicional, por mãos hábeis e com o saber de anos e anos.
O guardião desta localidade é o Cão Castro Laboreiro, defendendo o gado do grande predador, o Lobo Ibérico, conhecido pela sua rusticidade, caráter e nobreza desde tempos idos.
Conhecer a antiga fortaleza de Castro Laboreiro, o também designado castelo de Castro Laboreiro é “obrigatório”. Aqui, o turista poderá desfrutar de paisagens deslumbrantes. O caminho não será fácil, mas quando aqui se chega, esquece-se todo o caminho que ficou para trás, tal a beleza e imponência da paisagem. Mas Castro Laboreiro tem muito mais. O turista terá aqui a possibilidade de usufruir de inúmeras experiências, proporcionadas pelas empresas de animação turística que aqui atuam. «Temos a sorte de sermos agraciados pela mãe-natureza com um território de excelência, que nos permite oferecer inúmeras experiências aos turistas e nos possibilita produzir fantásticos vinhos, mas também outros produtos.», considera Carlos Codesso.
O restaurante Miracastro situa-se em pleno centro de Castro Laboreiro – 4960-095. O espaço convida a saborear os sabores autênticos de Melgaço. As reservas podem ser efetuadas através do telefone (00351) 251 460 020.
DIA MUNDIAL DO TURISMO
A efeméride, celebrada desde 1980, promove a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta atividade para serem alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este ano, a Organização Mundial do Turismo (OMT) escolheu como tema o Turismo e Investimentos Verdes – uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros.. A entidade destaca a necessidade de mais investimentos direcionados para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, salientando a importância de encontrar soluções inovadoras que promovam e sustentem o crescimento económico e a produtividade, convergindo para as metas da sustentabilidade.
UM TERROIR ÚNICO NO MUNDO
Graças à exposição atlântica e a um clima caracterizado por elevada pluviosidade, humidade atmosférica, temperatura amena e pequenas amplitudes térmicas, a casta alvarinho atinge neste terroir o máximo das suas potencialidades. O vinho Alvarinho é um vinho nobre. Esta casta só se produz até 200 metros de altitude, e é aqui que esta casta encontra as condições ideais para o cultivo e maturação.
Por isso a sua raridade e baixa produção. Monção e Melgaço é, não só o berço, mas o solar do Alvarinho. A sub-região de Monção e Melgaço foi criada em 1908, integrada na Região dos Vinhos Verdes, mas a casta Alvarinho existe em Portugal há mais de 700 anos.
SINERGIAS COM OS ATORES DO TERRITÓRIO
Com esta ação, a marca Dona Paterna volta, uma vez mais, a apostar em sinergias com os produtores locais. Recorde-se que, neste âmbito, surgiram já diferentes produtos confecionados com alvarinho Dona Paterna: o ovo de chocolate com aguardente de alvarinho, os bombons com o Dona Paterna 100% alvarinho – de diferentes sabores, um gelado de aguardente vínica de Alvarinho (a Dona Paterna XO) criado pela gelataria portuense Neveiros e ainda um tatin de cebola roxa refrescado com o espumante bruto 100% alvarinho Dona Paterna, confecionado pela Chef Ana Luísa Eira Velha (Tasquinha da Portela). Mais recentemente, em parceria com a gelataria artesanal DOPPO, de Coimbra, apresentou os sorvetes de espumante bruto 100% alvarinho Dona Paterna e o de espumante rosé Dona Paterna.
«Só faz sentido criando experiências que envolvem o território. Os vários agentes que aqui atuam. A sub-região só faz sentido assim e, para isso, temos de trabalhar em conjunto. O visitante, o cliente, não quer apenas uma experiência ou produto, mas sim uma variedade de vivências.», considera Carlos Codesso.