“Wine and friends are a great blend”, a famosa citação de Ernest Hemingway não podia estar mais de acordo com esta seleção primaveril de rótulos frescos e vivaços, ideais para serões conviviais al fresco, agora que os dias mais quentes começam, aos poucos, a abençoar o quotidiano.
Nesta lista de vinhos próprios para dias quentes estão rosés, brancos e espumantes, blends e monocastas, néctares do Douro, Alentejo, Açores e Porto Santo.
Da Herdade da Malhadinha Nova destacámos três monocastas: Verdelho, Roupeiro e Antão Vaz. De diferentes regiões onde António Maçanita produz vinho, sugerimos um mineral Arinto dos Açores, o especial Rosé Touriga Nacional do Douro ou o Caracol dos Profetas, a mais recente aventura na ilha de Porto Santo, com Nuno Faria, na Companhia dos Profetas e Villões.
A Granvinhos produz Rosés para todos os gostos, seja o Azul de Ventozelo, o Rosé Dalva, ou o Dalva Espumante Rosé Bruto.
E por falar em espumante, o ano de 2024 será marcado por vários lançamentos e manifestações da Quinta de Ventozelo, que pretendem assinalar o décimo aniversário da aquisição da quinta pelo grupo Granvinhos. Para dar início às celebrações, nada melhor do que o lançamento do Ventozelo Espumante Grande Reserva 2018, que chegou ao mercado esta primavera. Com uma produção de 5000 garrafas, trata-se de um espumante elaborado pelo método clássico, bruto natural, com um perfil bastante gastronómico, desenvolvido pela equipa de enologia da Quinta de Ventozelo, sob a direção de José Manuel Sousa Soares.