O ano de 2016 foi tempestuoso e imprevisível na região de Champagne, mas os novos Grand Vintage 2016 da Moët & Chandon, branco e rosé, são a prova engarrafada de que há bonança no fim da tempestade. Após doze meses de um clima abrupto, com estações pouco marcadas, a vindima iniciou-se com uvas de elevada qualidade. Envelhecidos na adega durante pelo menos seis anos, os Chandon Grand Vintage 2016 branco e rosé resultam em champagnes radiantes e serenos, em tudo contrastantes com o ano do seu nascimento.
Este é o 77º Vintage branco e o 47º vintage rosé da Casa Moët & Chandon desde a sua fundação, em 1743. Composto por 18% de Pinot Meunier, 34% de Pinot Noir e 43% de Chardonnay, o Grand Vintage branco é marcado pela fruta generosa e as notas exóticas, frescura cítrica e tensão no final de boca. No nariz, tem notas iniciais de pão tostado, sementes e avelã, que evoluem para notas de açúcar de cevada e maçapão, e que terminam com notas frutadas e florais, como ameixa, marmelo e flor de laranja. No palato, é directo e pungente, dinâmico e vibrante. Os conhecedores com melhor memória poderão encontrar semelhanças entre este Grand Vintage 2016 e o ano 2000. A bolha é caracterizada por uma efervescência cremosa e refrescante, com uma textura granulosa e tensão no fim de boca.
Quanto ao Chandon Grand Vintage 2016 rosé, é composto por 43% de Pinot Noir, 42% de Chardonnay e 15% de Pinot Meunier, que lhe conferem intensidade e elegância. O master blender que o criou, Benoît Gouez, define-o como “elegante e preciso”. Complexo e carismático são outros dos adjectivos usados para caracterizar este Grand Vintage rosé, que no nariz mostra de imediato a fruta vermelha (morangos e framboesas esmagadas e amoras), e lhe adiciona um aroma floral delicado (rosas, hibiscos e violetas). Como notas secundárias, surgem o pão de especiarias e chocolate em pó, que adiciona à experiência sensorial camadas de complexidade. No palato, é suave e harmonioso. Sobressai a fruta fresca (framboesa madura), mas também a estrutura do champagne, e o final de boca delicado e leve, ligeiramente adstringente.
Os Chandon Grand Vintage 2016 são uma aposta segura de compra ou uma prenda com muita qualidade, quer queira oferecê-los ou guardá-los para si.
PVR branco: 85,50€
PVR rosé: 95,95€
Disponível em Clube del Gourmet no El Corte Ingles e Apolónia