No final da década de 1980, Paulo Tavares da Silva, Comandante da Marinha, trocou o mar pela terra e criou raízes numa propriedade secular juntamente com a mulher Alice e as duas filhas. Aqui encontrou a casa onde morar, edificada no século XVIII, e 45 hectares de vinha para replantar: assim nasce o projeto de família. Só mais tarde, chegado o novo milénio, a família Tavares da Silva começou a vinificar as uvas das parcelas mais antigas. De lá para cá, as referências da Quinta de Chocapalha tornaram-se ícones na região dos Vinhos de Lisboa, onde o projeto se insere, e não só.
Com o intuito de celebrar a tradição, o sentido de antiguidade e a importância da família, os vinhos Quinta de Chocapalha Tinto 2020 e Quinta de Chocapalha Branco 2023 surgem agora no mercado com uma nova imagem. Rótulos que espelham o legado histórico da propriedade de onde as referências são provenientes e ainda os laços familiares que estão na sua origem.
Ambos vinhos porta-estandarte da quinta, com berço nos lotes da família, onde moram as principais castas nativas, a dupla representa a essência da Quinta de Chocapalha, motivo pelo qual são foco de uma nova roupagem que tira partido de um dos cantos da propriedade mais estimados pelos Tavares da Silva. Os novos rótulos levam a assinatura da conceituada designer Rita Rivotti e procuram representar a tríade de valores já mencionada. O alpendre da casa oitocentista surge desenhado a preto e branco, e em destaque – local de eleição na propriedade, foi (e é) palco de grandes celebrações familiares, dos casamentos e batizados, aos encontros com os amigos de sempre.
A arquitetura tão característica da Quinta de Chocapalha está retratada ao detalhe nesta nova rotulagem, seja pelo tradicional telhado em tijoleira, seja pelas ombreias de madeira da porta e das janelas, sem descurar a vegetação que envolve a propriedade. Destaque para a árvore, Pérsea Indica, com mais de 300 anos, cuja altura e robustez projeta uma delicada sombra que refresca a varanda. Sendo a Padroeira da Quinta de Chocapalha a Nossa Senhora da Conceição, a mesma está presente num painel de azulejos tão antigo quanto a casa, datada de 1875.
O tracejado a preto e branco do rótulo pretende conciliar o antigo e o moderno, retratar o passado e projetar o futuro. A acompanhar a imagem, também a garrafa sofreu alterações: agora mais tradicional e mais baixa, tal como o estilo usado aquando do início da produção de vinho em Chocapalha.
Além do rebranding que a Quinta de Chocapalha está a fazer em todos os rótulos da gama de vinhos de Quinta, o logotipo da empresa familiar também surge com uma novidade. Este passou a fazer referência ao ano de 1875, data associada à construção da casa na Quinta de Chocapalha, onde hoje reside a família Tavares da Silva, reforçando a história e o espírito de tradição do projeto.
O mês de julho assinala, assim, a chegada ao mercado do Quinta de Chocapalha Branco 2023 e do Quinta de Chocapalha Tinto 2020, ambos já com a nova imagem, ambos criação da enóloga Sandra Tavares da Silva. Se o branco resulta do equilíbrio entre as castas Viosinho, Arinto e Verdelho, o tinto é um blend de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Castelão, Alicante Bouschet e Touriga Franca. O primeiro apresenta uma cor brilhante e intensa, com um nariz marcado por notas cítricas, florais e ainda de lichias, características que se refletem num vinho marcadamente fresco, com uma acidez interessante e um final de boca persistente. Já o segundo, lote de todas as castas autóctones, evidencia uma tonalidade violeta, com notas a fruta preta madura e especiarias mescladas com apontamentos florais – na boca, mostra-se elegante e fresco, com um final longo e elegante.
O Quinta de Chocapalha Branco 2023 é o retrato de frescura, elegância e leveza, enquanto o Quinta de Chocapalha Tinto 2020, produzido desde a primeira vindima, é o reflexo da história. O duo tão acarinhado pela família Tavares da Silva serve de palco para uma imagem comemorativa de um seguramente legado intemporal.