A pensar nos dias mais longos e solarengos, a João Portugal Ramos sugere dois dos seus espumantes para brindar ao verão.
O Marquês de Borba Espumante Rosé 2017 foi elaborado com um blend das castas Pinot Noir, Touriga Nacional e Aragonez. No seu processo de vinificação, as uvas foramdesengaçadas, suavemente esmagadas, e arrefecidas dentro da cuba à temperatura de 10º C. Repousaram durante 8 horas, para uma maior extração de aromas da película, sem necessariamente extrair demasiados antocianos e taninos. Posteriormente, o mosto obtidoantes da prensagem, é clarificado e fermentado a temperatura controlada. No copo, este espumante apresenta-se límpido, com bolha fina e persistente, e um aroma complexo com notas de citrinos e biscoitos. Na boca, revela elegância e frescura, com um final seco e longo.
A segunda sugestão é um João Portugal Ramos Alvarinho Reserva Bruto Natural 2016. Para a sua produção as uvas foram sujeitas a uma prensagem suave. Após clarificação por decantação estática, ocorreu a fermentação alcoólica a cerca de 15ºC, obtendo-se o vinho base espumante. 15% do lote fermentou em barricas de carvalho francês de 3 e 4 anos onde permaneceu sobre as borras durante 8 meses. Após estabilização tartárica do vinho base, seguiu-se a tiragem para a segunda fermentação em garrafa (método tradicional Champanhes). O estágio em garrafa sobre as borras da segunda fermentação foi de cerca de 20 meses. Este é um espumante de bolha fina e persistente, elegante e equilibrado, com um longo final marcado pela mineralidade típica da casta que lhe deu origem. Siga a nossa sugestão e experimente servi-los como aperitivo ou a acompanhar saladas mediterrânicas, pratos de peixe, marisco, pasta e ainda culinária oriental.
O terceiro espumante da marca, o João Portugal Ramos Alvarinho Grande Reserva Espumante, terá a colheita de 2015 brevemente disponível no mercado, no entanto, conta já com uma distinção ao ser congratulado no concurso internacional Brut Experience 2023. Neste prestigiado concurso, um júri multidisciplinar avaliou a qualidade de 100 espumantes, mas atribuiu medalhas apenas a 30% dos vinhos em competição, entre os quais se destacou oJoão Portugal Ramos Alvarinho Grande Reserva 2015, no pódio, entre os 3 grandes vencedores do concurso com medalha de “prestígio”.
Marquês de Borba Espumante Rosé 2017 | P.V.P Recomendado: 15,49€
João Portugal Ramos Alvarinho Reserva Bruto Natural 2016 | P.V.P Recomendado: 23,99€