A Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo (CVR Tejo) tem apostado de forma consistente e concertada com os seus agentes económicos na promoção a nível internacional, uma vez que é, sem dúvida, no estrangeiro – mercado global – que os produtores necessitam de um apoio mais estratégico e até financeiro.
O Reino Unido tem sido um dos mercados prioritários, sendo que a CVR Tejo se “muniu” de parceiros com elevados níveis de credibilidade, pela experiência nos vinhos e conhecimento do mercado, para a sua conquista: falamos de Brian Howard, da consultora Wine Intelligence; de Charles Metcalfe, jornalista e críticos de vinhos inglês com residência de férias em Portugal e com quem os Vinhos do Tejo têm uma relação duradoura. Mais recentemente, foi estabelecida uma parceria com com Dirceu Vianna Junior, brasileiro a residir em Londres há muitos anos e o único Master of Wine (MW) de língua portuguesa; e Jamie Goode, um dos mais conceituados críticos de vinhos da atualidade no Reino Unido. Os dois vão estar na London Wine Fair, onde vai dirigir uma masterclass sob o mote “Vinhos do Tejo – Diversidade de Estilos”, no dia 17 de maio, às 12h30.
Conhecido como “The most inteligent wine event in the world’ (evento de vinhos mais inteligente do mundo), a London Wine Fair está a decorrer de 15 a 17 de maio, no Olympia London, e vai contar com a presença de produtores e enólogos de uma dezena de agentes económicos do Tejo: Adega de Almeirim, Adega do Cartaxo, Agro-Batoreu, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Falua, Quinta da Badula, Quinta da Lapa, Quinta da Ribeirinha e Quinta do Côro. Uma comitiva com vinhos representativos dos “quatro cantos do Tejo”, que vai dar a provar as novidades, mas que, na bagagem, leva também algumas raridades, a fim de mostrar o potencial de guarda dos Vinhos do Tejo, num trabalho que começa já a ser feito. O mercado inglês é, sem dúvida, um dos mais importantes a nível mundial, pelo valor e pela notoriedade que gera aos players que ali conseguem colocar os seus vinhos.
Seguindo uma estratégia encetada em anos anteriores, no primeiro quadrimestre de 2023, a CVR Tejo trouxe à região os nomes acima referidos – já repetentes –, assim como opinion leaders de outros países – jornalistas, críticos e importadores –, a fim de imergirem na região dos Vinhos do Tejo, ficando a conhecer in loco as particularidades do território, dos seus solos, castas e as pessoas, que diariamente trabalham os vinhos: de enólogos a técnicos agrícolas, mas também produtores e gestores.