Etapa em Portugal acontece a 20 de abril e contará com alguns dos melhores mixologistas ebartenders do país. Final acontece em maio.
A Graham’s Blend Series Cocktail Competition está de volta pelo segundo ano consecutivo. Na edição de 2023, a competição – que decorrerá, durante os meses de março e abril, em 10 países – visa encontrar os 10 melhores mixologistas e bartendersprofissionais, que irão competir, posteriormente e entre si, na grande final do concurso. Este ano, a final acontecerá na cidade do Porto e terá lugar entre 24 e 26 de maio, período durante o qual os finalistas terão a oportunidade de explorar a cidade Invicta e o deslumbrante Douro. Acrescente-se que o vencedor receberá um prémio monetário de 1.000 euros e contará, ainda, com a oferta de seis meses de Graham’s Blend Nº5 e Porto Ruby Blend Nº12, para utilização no seu estabelecimento.
A competição tem como principal objetivo desafiar os participantes a criarem um novo e originalcocktail em que seja destacado o Graham’s Blend Nº5 ou o Blend Nº12. Todos aqueles que passarem a primeira fase do concurso terão, posteriormente, de preparar o cocktail criado perante um painel de júris especializados. Em Portugal, o painel de jurados inclui membros da família Symington e mixologistas premiados do país. Acrescente-se que a etapa portuguesa irá ocorrer a 20 de abril, no Black Pepper & Basil, em Lisboa, e o vencedor receberá uma garrafa de 4,5 litros de Graham’s Tawny 10 anos e o convite para competir na final global, com transporte, refeições e alojamento assegurados pela organização.
No que toca ao júri da final global, o painel contará com a presença de alguns elementos da quinta geração da família Symington, incluindo a gestora de marca da Graham’s, Vicky Symington. Também a editora da revista “The Cocktail Lovers” e reconhecida juíza internacional de cocktails,Sandrae Lawrence, irá marcar presença, bem como Hannes Desmedt, premiado sommelier e barmanbelga, e Iolanda Lourinha, mixologista portuguesa premiada.
Charlotte Symington, da quinta geração de produtores de vinho do Porto da família Symington e gestora de marketing sénior da Symington Family Estates, afirma que “criámos as Blend Series porque queríamos produzir um Porto elaborado especialmente para mistura, apelando a um novo público de amantes do vinho do Porto”. “Foi por isso que decidimos voltar a dinamizar o concurso decocktails da Blend Series, para celebrar e encorajar a criatividade no que diz respeito ao Porto”, acrescenta. “Tivemos uma reação tão positiva à competição do ano passado, que estamos entusiasmados por ver o que este ano irá trazer”, conclui a responsável.
Inscrições para a edição de 2023 decorrem até 31 de março
Recorde-se que o cocktail vencedor do concurso do ano passado foi elaborado pelo barman suíço David Pfister. O “The Red Curtain” combinou o Blend Nº12 com conhaque Camus VS e groselha vermelha caseira, terminando com uma colher de Carpano Botanic Bitter. Pfister salientou que “participar na Graham’s Blend Series Cocktail Competition foi uma grande oportunidade, colocou à prova os meus dotes de mixologia e foi uma experiência espantosa, que me fez adquirir novos e únicos sabores ao ser criativo com Porto”.
Relembre-se, ainda, que os Graham’s Blend Series representam uma inovadora forma de beber Vinho do Porto. Liderando o caminho, o Blend Nº5 e o Blend Nº12 foram concebidos especificamente para misturar e cada um é produzido de uvas de primeira qualidade, vindimadas à mão. As garrafas são decoradas com apelativos desenhos da mão do famoso ilustrador de moda português, António Soares.
Os mixologistas e bartenders portugueses que tenham interesse em participar na Graham’s Blend Series Cocktail Competition devem enviar um e-mail (patriciagoncalves@portfoliovinhos.pt epatricia.mansilha@symington.com) com o nome e receita do cocktail, uma fotografia do mesmo e uma breve descrição do conceito. O prazo para apresentação de candidaturas termina a 31 de março.