O produtor beirão Caminhos Cruzados, sediado em Nelas, convida a viver a fascinante realidade das vindimas, durante todo o mês de setembro.
Esta é a época maior de todas as regiões vinícolas, o corolário de um ano de atividade agrícola, vivido em festa e na esperança de que o Dão e a Caminhos Cruzados, em particular, possam voltar a brindar os consumidores com vinhos de grande qualidade. E se quiser ter a sua participação marcada na campanha deste ano, a Caminhos Cruzados tem à disposição três diferentes programas para experienciar as vindimas.
O mais alargado – e com mais atividades – começa pelas 10h30m com uma receção feita com vinhos, sumos, frutas, queijos, enchidos e bolas regionais. E estará feito o aquecimento para partir rumo à vinha, devidamente munidos com t-shirt alusiva à vindima deste ano, tesoura, chapéu e balde para uma hora de trabalho de campo.
Finda a vindima, o programa prossegue com uma incursão à imponente adega da Caminhos Cruzados, com passagem pela receção, prensagem, vinificação e sala de estágios, para que os participantes fiquem a conhecer todo o processo. O programa termina com um almoço tipicamente regional, harmonizado com os vinhos do produtor, a ter lugar num espaço recatado da adega. O valor deste programa é de 75 euros por pessoa.
O segundo programa proporciona igualmente um pequeno-almoço de boas-vindas, participação de campo na vindima, visita para conhecer todos os passos de produção, mas, em vez de almoço, contempla uma prova de três vinhos e custa 45 euros por pessoa.
Um outro programa, mais curto, mas igualmente atrativo, consta de vindima, visita e prova, e tem um valor de 35 euros por pessoa.
As reservas terão de ser feitas com 48 horas de antecedência ao dia em que se pretende fazer as atividades, por escrito, e o endereço eletrónico é o enoturismo@caminhoscruzados.net