A 14.ª edição do Invisível chega ao mercado com 135 mil garrafas produzidas, trata-se do maior lote de sempre deste vinho que é atualmente o maior sucesso da Ervideira.
No total são quase 1 milhão de garrafas no mercado, desde que foi produzido pela primeira vez, em 2009, e de lá para cá, a sua produção foi multiplicada em 15 vezes, chegando agora às 135 mil garrafas.
Duarte Leal da Costa não tem dúvidas ao referir que se “trata de um caso de estudo no mundo dos vinhos, pois muito mais que um ‘Blanc de Noir’, é verdadeiramente um novo estilo de vinho” e explica como se desenrola todo o processo: “a tecnologia acaba por ser simples, e a casta Aragonez, proporciona-se para isso. A vindima é totalmente noturna, para haver menos luz e temperaturas mais baixas, importante para reduzir a oxidação e anular fermentações indesejadas. A máquina ao colher, vibra a videira e as uvas são sacudidas, o que provoca o rompimento da pelicula e a saída de parte do sumo. Este mesmo sumo que tem que ser de imediato levado para a adega, sofre um choque extremo de frio, para que a matéria corante existente, destabilize e precipite, retirando-se o sumo a limpo, já noutro depósito de inox, faz-se circular bentonite, que é uma argila com carga elétrica elevada e que não se dissolve no vinho. Esta argila, funciona como um íman e agarra partículas que em conjunto voltam a precipitar. Eis que se encontra um sumo clarinho, pronto a fermentar e a dar origem a um vinho – Invisível”.
O Invisível é um vinho que pode ser servido às mais diversas temperaturas e a acompanhar os mais diferentes pratos (desde Sashimi até às bochechas de porco preto, por exemplo). Toda esta versatilidade gastronómica, que se adapta aos mais variados momentos e ao gosto do consumidor, fazem parte da fórmula de sucesso.
“No ano passado esgotámos o stock de Invisível que era composto, pela primeira vez, por mais de 100 mil garrafas, pelo que este ano, e já tendo várias encomendas de particulares e garrafeiras, prevemos garantidamente novo sucesso de vendas. Sabemos que o mercado está atento e que têm vindo a aparecer outras referências, mas tendo por base todo o histórico de vendas, da imagem já reconhecida no mercado interno e externo, além de satisfazermos e surpreendermos o consumidor com o nosso Invisível, estamos seguros que será mais um marco na nossa história”, afirma o Diretor Executivo da Ervideira.
Mantendo a tradição implementada em 2010 com o lançamento a acontecer no dia 1 de abril – Dia das Mentiras – a 14.ª edição do Invisível passa a estar disponível para venda neste mesmo dia, com um PVPR de 13,5 €.