No ano em que celebra 190 anos a produtora de Azeitão recebe duas distinções – o enoturismo da Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, e da Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, estão entre as preferência dos utilizadores da plataforma de viajantes.
Os Travellers’ Choice Award, atribuídos pelo Tripadvisor, distinguem a Casa Museu José Maria da Fonseca pelo 10.º ano consecutivo. O enoturismo da produtora portuguesa conta com mais de três centenas de avaliações e obteve uma média de 4,5 estrelas em 5 possíveis, sendo considerada a primeira atração em Azeitão pelos utilizadores destaplataforma de referência. No ano em que celebra 190 anos, a marca José Maria da Fonseca vê a sua Adega José de Sousa, situada em Reguengos de Monsaraz, também distinguida pelo Tripadvisor, igualmente com uma pontuação de 4,5 estrelas.
Este prémio pretende reconhecer os alojamentos, atrações e restaurantes que receberam excelentes avaliações por parte dos viajantes no último ano e estão entre os 10% das propriedades com melhor classificação do website.
“Ficamos muito felizes por recebermos a distinção do Tripadvisor há precisamente uma década. Este ano tem um significado especial – além da Casa Museu recebemos, pela segunda vez, a distinção para a Adega José de Sousa, precisamente no ano em que celebramos 190 anos. Um reconhecimento que reflete o nosso esforço e empenho para nos reinventarmos com quase dois séculos. Também no enoturismo o trabalho e dedicação diários da nossa equipa são valorizados pelos nossos visitantes, que nos atribuem excelentes avaliações. Temos criado, ano após ano, uma oferta diferenciadora, de forma a proporcionarmos experiências únicas e autênticas a quem nos visita”, refere Sofia Soares Franco, responsável pelo Enoturismo da José Maria da Fonseca.
A Casa Museu José Maria da Fonseca e, agora, a Adega José de Sousa, integram assim um grupo exclusivo de atrações turísticas da plataforma, que destaca a qualidade do serviço e a oferta diferenciada dos estabelecimentos. A dinâmica das ofertas, o serviço atencioso e personalizado, e toda a envolvência do espaço são algumas das características mais reconhecidas pelos visitantes.
Construída no séc. XIX e restaurada em 1923 pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi, a Casa Museu José Maria da Fonseca possui uma fachada e um jardim maravilhosos. Ao longo da visita guiada, adultos e crianças têm a possibilidade de conhecer a história da empresa José Maria da Fonseca, seguindo-se a visita às três adegas históricas – Adega da Mata, Adega dos Teares Novos e Adega dos Teares Velhos.
A Adega José de Sousa, tem disponível visitas guiadas, para adultos e crianças, que incluem alguns jogos e desenhos para os mais novos, e engloba duas adegas que trabalham dois estilos muito distintos, aliando a tradição com a inovação. Na Adega dos Potes, o método de fermentação ancestral e antigo está presente na produção dos vinhos, já na Adega Moderna, a tecnologia implementada na produção é indispensável para conseguir atingir a excelência, sendo esta ambivalência muito apreciada.