Wine Book
    Últimas

    Vinhos Casa de Santar a bordo da Classe Executiva da TAP

    Residência João Rodrigues viaja até à região Centro, com os chefs Willem Hiele e Diogo Rocha

    Chef Michelin Louis Anjos assume a liderança gastronómica do Verdelago Resort e marca uma nova fase estratégica do projeto

    Instagram O LinkedIn
    Wine Book
    • NOTÍCIAS

      Douro distinguido como Região de Vinho do Ano no Mundo

      Symington Family Estates entra numa nova fase de liderança familiar

      Quinta da Lagoalva: único Alfrocheiro do Tejo é agora biológico

      ViniPortugal promove vinhos de Portugal no Japão

      Aguardente Velha Reserva XO 1964 da José Maria da Fonseca apresenta nova imagem

    • VINHOS
      1. NOVIDADES
      2. RECOMENDADOS
      3. VER TUDO

      Abertas as inscrições para a 5ª Edição do concurso Graham’s Blend Series 2026

      O Douro em altura e uma dupla de referência: as novas colheitas dos Gurus da Wine&Soul

      A elegância do Moscatel Roxo em versão espumante: assim nasce o Coleção Privada DSF Roxo Rosé Brut Natur

      Dois Vintages, um mesmo rio: Van Zellers & Co TORRENTE Vintage Port 2023 e Van Zellers & Co Vintage Port 2023

      Quinta da Sardinha de Cima Tinto 2023

      ODE Phosphorus 2023

      Porto Ferreira Quinta do Porto Vintage 2022

      Quinta da Sardinha de Cima Rosé

      Vinhos Casa de Santar a bordo da Classe Executiva da TAP

      Abertas as inscrições para a 5ª Edição do concurso Graham’s Blend Series 2026

      O Douro em altura e uma dupla de referência: as novas colheitas dos Gurus da Wine&Soul

      Adega Malápio: um vinho que não tem pressa

    • CONVERSAS

      Teresa Lacerda: “Queremos proporcionar experiências de enoturismo autênticas e exclusivas”

      Óscar Quevedo: “A marca Porto vai ter que ser reconquistada e renascida”

      António Ribeiro: É fundamental que os apreciadores dos nossos vinhos identifiquem, claramente, uma linha de continuidade crescente em todas as nossas referências”

      João Barbosa: “Em termos do crescimento do grupo, o objetivo é rentabilizar os investimentos recentes com uma aposta clara no reforço da qualidade dos vinhos”

      Cristiano van Zeller: “O mais importante é o recentrar do foco que nos últimos 30 anos foi sendo feito, mas agora no vinho do Porto”

    • ENOTURISMO

      Natal com assinatura Graham’s: personalização de garrafas, provas guiadas e experiências enogastronómicas

      Ventozelo Hotel & Quinta eleito enoturismo com melhores práticas sustentáveis do Douro

      Porto anuncia vencedores Best of Wine Tourism 2026

      Em tempo de vindimas no Douro: Real Companhia Velha convida para “À Mesa da Casa Redonda – Quinta das Carvalhas Pop-up”

      Enoturismos da José Maria da Fonseca distinguidos no Travellers’ Choice Awards há mais de uma década

    • LIFESTYLE
      1. AGENDA
      2. ATUALIDADE
      3. RESTAURANTES
      4. VER TUDO

      Christmas Wine Experience regressa ao The Yeatman com mais de 200 vinhos portugueses, petiscos e um bazar de Natal

      The Yeatman in New York: Sunset Wine Party encerra o verão com uma viagem à cultura pop americana dos anos 80 e 90

      Bye Bye Summer da Ervideira com o Sunset dia 6 de setembro!

      The Yeatman in Rio: Sunset Wine Party de agosto celebra o Brasil tropical dos anos 60 e 70 com samba e muito tempero

      Portucalense Business School lança Short Master em Escanção & Mercado Global de Vinhos

      Halloween nas Caves Sandeman promete uma noite cheia de mistério

      Melides recebe Wine & Music no Hotel Vermelho de Christian Louboutin

      Harvest Party na Quinta da Roêda: as vindimas no Douro celebram-se com música, vinhos e pratos regionais

      Residência João Rodrigues viaja até à região Centro, com os chefs Willem Hiele e Diogo Rocha

      Chef Michelin Louis Anjos assume a liderança gastronómica do Verdelago Resort e marca uma nova fase estratégica do projeto

      Uma conversa à mesa: Miguel Laffan recebe Vasco Coelho Santos no Intemporal

      Terraçu’s: restaurante da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo dá as boas-vindas ao Ano Novo com menu de quatro momentos

      Residência João Rodrigues viaja até à região Centro, com os chefs Willem Hiele e Diogo Rocha

      Chef Michelin Louis Anjos assume a liderança gastronómica do Verdelago Resort e marca uma nova fase estratégica do projeto

      Quinta de São Luiz – The Vine House propõe uma imersão de Ayurveda e Yoga na paisagem duriense

      Uma conversa à mesa: Miguel Laffan recebe Vasco Coelho Santos no Intemporal

    • EVENTOS

      Wine Tasting Porto está de volta para a 4.ª edição no Sheraton Porto Hotel

    Instagram O LinkedIn
    Wine Book
    Início»Lifestyle»Restaurantes»Júlio Pereira convida Luís Brito para trabalhar um produto-ícone madeirense, o Mel-de-Cana, no quarto evento da inicitaiva “12 Chefs 12 Meses”
    Restaurantes

    Júlio Pereira convida Luís Brito para trabalhar um produto-ícone madeirense, o Mel-de-Cana, no quarto evento da inicitaiva “12 Chefs 12 Meses”

    Luís Brito, do restaurante A Ver Tavira (1* Michelin) é o convidado de abril do chef Júlio Pereira. Inserido no projeto “12 chefs 12 meses”, o quarto evento que decorre dia 29 de abril, conta com um menu único evidenciando o mel-de-cana da Madeira, um produto emblemático profundamente ligado à identidade desta ilha.
    Partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn WhatsApp E-mail Telegrama

    No último sábado de abril, no quarto evento da iniciativa anual “12 chefs 12 meses”, organizada pelo restaurante KAMPO, na Madeira, o chef Júlio Pereira recebe o chef Luís Brito, do A Ver Tavira, o primeiro restaurante desta cidade algarvia a ganhar uma estrela Michelin. Os chefs irão visitar produtores locais e celebrar o especial património cultural gastronómico madeirense, com especial destaque para o mel-de-cana da Madeira, um produto endógeno de excelência que marca a história, a cultura e a gastronomia da população madeirense desde o século XV.

    O restaurante A Ver Tavira, a cargo do chef Luís Brito desde 2017, é um projeto de alta gastronomia criativa com foco nos produtos regionais. Com uma abordagem contemporânea e inspirações nas cozinhas mediterrânica e algarvia, foi o primeiro da cidade a ser distinguido pelo guia Michelin, em 2022. Nas imediações do antigo castelo mourisco e com uma vista privilegiada sobre o rio Gilão, o chef Luís Brito oferece criações internacionais, primando pela criatividade nos seus menus de sabores algarvios.

    Com o secular mel-de-cana da Madeira em destaque, os chefs irão visitar a Fábrica do Ribeiro Sêco, com mais de 135 anos de história e um dos mais antigos produtores da ilha. Esta fábrica especializa-se na produção e comercialização deste produto 100% natural e sem aditivos, feito com base na mesma receita desde a sua fundação, tendo atualmente alargado a sua oferta para bolos, broas e bombons de mel-de-cana. Este xarope consiste no principal derivado da transformação da cana sacarina de cultivo local, obtido segundo o modo ancestral de produção desenvolvido nesta ilha desde o século XV, não necessitando da adição de qualquer regulador do pH, corante edulcorante ou conservante, natural ou artificial. Considerado património intemporal da Madeira, e estando em processo o seu estatuto de Denominação de Origem Protegida (DOP), o mel-de-cana apresenta características físico-químicas e organoléticas distintas, muito equilibradas, oriundas das condições edafoclimáticas dos canaviais madeirenses e do tradicional cultivo da cana: caracteriza-se pela sua cor escura e intensa, com aroma e sabor adocicados e caramelizados, combinados com um suave amargor e agradável acidez no final de boca, e com notas vegetais (cana moída de fresco), frutadas (sultanas) ou metálicas, e apontamentos a baunilha, a especiarias ou a torrefação.

    A principal e única matéria-prima utilizada na produção do mel-de-cana da Madeira é a cana sacarina das variedades tradicionais “Rajada”, “Violeta”, “Canica”, “Roxa”, “Amarela” ou “Branca”, produzidas na ilha da Madeira desde 1425 devido ao clima ameno, a riqueza em água, cobertura vegetal exuberante e geradora de boas madeiras a par dos solos de qualidade. O Infante D. Henrique foi o responsável por estas plantações, tendo mandado trazer “estacas” de cana sacarina da Sicília a ilha, sendo que o modo tradicional de produção se mantém genericamente constante desde as primeiras décadas do século XIX.

    “Voltamos a receber um chef e colega que admiro, nesta iniciativa que visa promover e valorizar o património cultural gastronómico e turístico incrível, e de excelência, que o arquipélago oferece. Este mês iremos destacar o mel-de-cana da Madeira, um produto único e exclusivo da ilha, e pelo qual sempre tive uma paixão muito grande. No evento deste mês do “12 chefs 12 meses”, no Kampo, a cozinha, os produtos e a essência madeirenses irão brilhar pelas mãos do Luís, um chef reconhecido pela sua abordagem contemporânea e criatividade ao trabalhar sabores regionais”, refere Júlio Pereira, chef e proprietário do KAMPO.

    “O convite do Júlio foi recebido com imensa satisfação. Adoro a Madeira, gosto de desafios, e partilhar a cozinha com o Júlio é, sem dúvida, uma honra. Acompanho o trabalho deste chef há muitos anos, que tem vindo a fazer um grande trabalho pela região e os seus produtos, com enorme determinação, paixão pela cozinha e empenho em fazer diferente. O Júlio dá a oportunidade não só aos visitantes, mas aos madeirenses, de viverem experiências gastronómicas diferenciadoras onde a sua gastronomia e tradições são valorizadas”, refere Luís Brito, chef do A Ver Tavira.

    Os chefs irão também dedicar uma tarde ao Vinho Madeira, com uma visita à Blandy’s, um dos fundadores do comércio deste vinho fortificado, produzido exclusivamente nesta ilha, e a única família ainda envolvida na gestão da própria empresa original.

    O almoço do dia 29 de abril conta com um original menu de degustação com 6 momentos, tem início às 13:00 e um custo de 65€ por pessoa, com bebidas incluídas.

    Este é o quarto evento a cargo do chef Júlio Pereira, inserido na iniciativa “12 chefs 12 meses”, que visa valorizar produtos regionais e exclusivos do arquipélago, a par de outros produtos e produtores pouco conhecidos e/ou esquecidos, de enorme qualidade gastronómica, cultural e histórica.

    Compartilhar. Facebook Twitter O LinkedIn WhatsApp E-mail Telegrama

    Relacionados

    Residência João Rodrigues viaja até à região Centro, com os chefs Willem Hiele e Diogo Rocha

    Chef Michelin Louis Anjos assume a liderança gastronómica do Verdelago Resort e marca uma nova fase estratégica do projeto

    Uma conversa à mesa: Miguel Laffan recebe Vasco Coelho Santos no Intemporal

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Vinhos Casa de Santar a bordo da Classe Executiva da TAP

    Residência João Rodrigues viaja até à região Centro, com os chefs Willem Hiele e Diogo Rocha

    Chef Michelin Louis Anjos assume a liderança gastronómica do Verdelago Resort e marca uma nova fase estratégica do projeto

    SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

    Mais que uma publicação. Descubra o mundo do vinho, enoturismo e gastronomia.

    Instagram O LinkedIn
    INFORMAÇÕES
    • Sobre nós
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Contacto
    • Política de Privacidade
    TÓPICOS
    • Vinhos
    • Conversas
    • Enoturismo
    • Opinião
    • Lifestyle
    Últimas

    Vinhos Casa de Santar a bordo da Classe Executiva da TAP

    Residência João Rodrigues viaja até à região Centro, com os chefs Willem Hiele e Diogo Rocha

    • Vinhos
    • Conversas
    • Enoturismo
    • Lifestyle
    • Opinião
    • Eventos
    WINEBOOK MAGAZINE © 2026

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.