A ODE Winery, situada em Vila Chã de Ourique, apresenta ao mercado as novas colheitas dos seus vinhos de assinatura ODE Enóloga Branco 2023 e ODE Enóloga Tinto 2023.
A cada vindima realizada pela ODE Winery, uma seleção das melhores uvas é reservada para integrar os vinhos ODE Enóloga, a linha mais distinta da casa. Estas edições especiais são interpretações únicas da expressão da vindima de cada ano e são produzidas apenas quando a vinha atinge o seu máximo potencial. O propósito é alcançar um nível de finesse e elegância capaz de estabelecer um novo patamar de qualidade na região.
Sob a filosofia de “Mínima Intervenção, Máxima Atenção”, aplicada a todos os vinhos da adega, a enóloga Maria Vicente busca produzir vinhos de qualidade superior, que representem com autenticidade as características de cada casta.
ODE ENÓLOGA BRANCO 2023
A nova edição do ODE Enóloga Branco reforça o prestígio conquistado pela colheita anterior. O Enóloga 2022 recebeu o prêmio Melhor Vinho Branco – Excelência no Concurso Vinhos do Tejo 2024 e o prémio Best in Show Tejo White no concurso Mundus Vini, na Alemanha.
Em 2023, duas castas com uma sinergia especial, Arinto e Fernão Pires, tiveram uma vindima excecional. Os lotes foram separados e estagiaram durante doze meses em barricas de carvalho francês de quinhentos litros. Apenas as melhores barricas foram selecionadas para compor o lote final.
O vinho revela enorme complexidade aromática com notas de maçã verde aromática e frutos secos torrados. O palato é cheio, mas bem definido e equilibrado, com acidez persistente que se prolonga num final longo e elegante. Ideal para acompanhar aves assadas ou mariscos grelhados. Ótimo com pintada assada com cantarelos ou lagostins grelhados com manteiga de ervas.
ODE ENÓLOGA TINTO 2023
Pela primeira vez a ODE Winery apresenta também o ODE Enóloga Tinto. A Touriga Nacional, casta emblemática da casa, é a escolhida para esta estreia. As melhores uvas foram selecionadas manualmente e fermentadas em depósitos de inox com controlo de temperatura, seguindo-se um estágio suave de doze meses em barricas de carvalho francês de quinhentos litros.
O resultado é um tinto de poder contido, elegante e profundamente texturado, onde frutos vermelhos e negros se unem de forma harmoniosa. A sua sofisticação pede a companhia dos melhores cortes de carne. É uma escolha perfeita para lombo de cordeiro selado, lombo de veado ou um corte de Wagyu A5.
VINHOS COM POTENCIAL DE GUARDA
Ambos os vinhos foram criados para evoluir ao longo do tempo e irão desenvolver ainda maior complexidade nos próximos dez anos com conservação criteriosa.
Estas duas edições especiais resultam da atenção máxima dedicada a cada vinho e, neste caso, a cada barrica.
“Os nossos vinhos Enóloga reforçam a nossa convicção de que a região do Tejo pode produzir vinhos de excelência mundial”, diz Jim Cawood, Diretor de Vinhos da casa.
