O Open Day da Quinta de Lemos vai decorrer a 20 de julho, com convite para conhecer por dentro este produtor de vinho de excelência da região do Dão. Durante todo o dia serão realizadas várias visitas à Adega e Provas de Vinho acompanhadas, tudo de forma gratuita. Uma oportunidade única para conhecer a essência e qualidade dos vinhos Quinta de Lemos.
A Quinta de Lemos, produtor de vinho de carácter singular na região vinhateira do Dão, convida a descobrir a sua Adega exclusiva, composta por vinhos elaborados a partir das castas autóctones Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz, ao que se junta o conhecimento e o empenho em produzir vinhos de alta qualidade.
No dia 20 de julho, a iniciativa Open Day destina-se a todos os que queiram participar, desde os grandes apreciadores de vinhos a quem apenas aproveita a oportunidade para conhecer o interior desta carismática quinta vitivinícola de Viseu.
O programa de enoturismo do Open Day leva os visitantes a descobrir a Adega Quinta de Lemos, com visitas guiadas que contam a história da Quinta e da família Lemos numa viagem ao passado e aos valores desta marca de vinhos, que nasce da paixão do seu mentor, Celso de Lemos, pelo rigor, a excelência e a vontade de mostrar ao mundo o que de melhor se produz em Portugal, com destaque para a região do Dão.
As visitas têm uma duração aproximada de 40 minutos, conduzidas pelos corredores do edifício, que guardam uma seleção dos melhores vinhos de colheitas antigas e da sua produção anual de apenas 100 mil garrafas de vinho. No final, os visitantes terão a oportunidade de fazer uma prova dos vinhos Quinta de Lemos Dona Santana 2008 ou Quinta de Lemos Jaen 2012. As visitas não carecem de inscrição e têm início às 11h00, 15h00 e 17h00.
Com métodos de produção que garantem a estes vinhos propriedades únicas, a Quinta de Lemos orgulha-se de ser um dos poucos produtores que todos os anos produz vinhos monovarietais, que enaltecem as características individuais das castas autóctones da região. Com um sistema de produção que apenas aproveita 20% das uvas retiradas das vinhas, cada garrafa guarda um vinho com padrões de fina qualidade, uma assinatura do Grupo Celso de Lemos. Além dos monocastas, a marca produz igualmente todos os anos blends, a partir de castas autóctones da região, que homenageiam as mulheres da família de Lemos (Dona Georgina, Dona Santana, Dona Louise, Dona Paulette, Geraldine e Manuela). Em 2022, a Quinta de Lemos produziu, pela primeira vez, um vinho de homenagem aos homens da família, o “3 Armandos”, que reúne o saber de três gerações, representadas nas figuras dos Armandos da família, avô, filho e neto.
Situada no vale do Dão, a mais antiga região produtora de vinho de Portugal, onde as condições climáticas, o terroir e as castas autótones permitem a criação de vinhos de únicos, a Quinta de Lemos é marcada pelo granito e solos arenosos, protegidos pelas Serras da Estrela, Caramulo, Buçaco e Nave. Com um sistema agrícola de proteção integrada, que reduz ao mínimo as intervenções de produtos fitossanitários, a Quinta de Lemos tem feito uma aposta grande no respeito pelo meio ambiente, com a particularidade das vinhas não serem irrigadas, sujeitas apenas à imprevisibilidade do clima, o que sublima o carácter anual de cada vinho.
A Quinta integra também o restaurante Mesa de Lemos, a cargo do chef Diogo Rocha, distinguido com 1 Estrela MICHELIN e Estrela Verde MICHELIN, que premeia os restaurantes com as melhores práticas de sustentabilidade na cozinha.