A Van Zellers & Co., em parceria com a Cockburn’s, detida pela Symington Family Estates, lançou uma edição limitada de camisolas de rugby para angariar fundos que revertem a favor da Associação de Rugby do Norte, organização sem fins lucrativos, onde estão inseridos todos os clubes da região. O derradeiro objetivo é apoiar os torneios infantis organizados por esta entidade e nos quais participam mais de 500 crianças.
As camisolas em questão, cujo design é inspirado nos antigos equipamentos, viram pela primeira vez a luz do dia, em outubro 2022, quando a 8 desse mês se celebrou com “pompa e circunstância” o centenário do rugby português, no Oporto Cricket and Lawn Tennis Club, o mais antigo clube desportivo do país.
Foi em março de 1922, no antigo Stadium, atual Estádio de Alvalade, que a primeira equipa de rugby portuguesa, o “Royal Football Club”, disputou o seu primeiro jogo, tendo como opositor o “Carcavellos Sport Club”, clube representativo da eclética comunidade inglesa de Carcavelos. O evento, que se realizou no dia 8 de outubro, recriou esse momento acontecido há 100 anos, em que a equipa portuguesa levantou o troféu da vitória.
O evento, promovido por antigos praticantes de Rugby, foi apoiado pela Van Zellers & Co., pela Cockburn’s, pela Câmara Municipal do Porto e pela Federação Portuguesa de Rugby. Durante a iniciativa foram oferecidos equipamentos de rugby a cada um dos jogadores. O “match”, intitulado de “Taça do Centenário do Rugby Português”, foi seguido de um jantar de homenagem com entrega de prémios, durante o qual se recordaram personalidades do rugby nacional.
As camisolas de rugby estão agora à venda no site da Van Zellers & Co e as da Cockburn’s encontram-se na loja das Caves da Cockburn’s no Cais de Gaia, e ainda no site da empresa. Cada camisola custa 100 euros, sendo que, do valor total, 75 euros revertem a favor da Associação de Rugby do Norte.