A anterior edição voltou a esgotar, provando que este é um dos brancos alentejanos mais apreciados pelos consumidores. A colheita de 2024 do Vinha das Romãs Blanc de Noirs regressa para celebrar a diversidade do terroir da Ravasqueira.
O Vinha das Romãs Blanc de Noirs conquistou, nos últimos anos, um lugar de destaque no pódio dos vinhos brancos nacionais produzidos a partir de castas de uvas tintas. A edição de 2024 chega agora ao mercado, apresentando-se com as características que fazem deste um vinho único: a sua mineralidade e os aromas a fruta branca no nariz, e a acidez crocante, porém plena de personalidade, equilibrada pela fruta, no sabor. Um hino ao terroir alentejano da Ravasqueira e à viticultura de precisão que aí se pratica e que procura tirar o melhor das particularidades de cada uva, talhão a talhão, cepa a cepa, para garantir que cumprem o seu maior propósito: originarem vinhos de excelência, singulares, que perdurem na memória dos consumidores.
Originário de uma parcela muito especial da Ravasqueira, o Vinha das Romãs Blanc de Noirs é um vinho resultante das castas Touriga Franca e Syrah em conjugação com o terroir, composto por solo argilo-calcário, de influência rochosa de granito e xisto. Neste caso, uma parcela de vinha absolutamente ímpar na propriedade de Arraiolos: onde outrora se localizava um pomar de romãs, cujas raízes antigas ainda enriquecem aquele solo, vingam hoje videiras que produzem cachos de enorme qualidade e dos quais resultam vinhos com uma estrutura muito particular.
O Vinha das Romãs Blanc de Noirs 2024 apresenta-se, assim, como um Branco muito especial, que recorre exatamente às mesmas uvas de qualidade que estão na base do icónico Vinha das Romãs Tinto. O “Blanc de Noirs” como a designação francesa indica, é um branco produzido por uvas tintas. Assim, procedeu-se à colocação manual das uvas na prensa e à prensagem do cacho inteiro, para aproveitamento da parte inicial da prensagem onde a cor é inexistente. Fermentado, até 1/3 do tempo, em cubas de inox, passou depois para barricas novas de carvalho francês, onde o trabalho de battonage foi prolongado durante seis meses.
Como notas de prova, destaca-se de imediato a mineralidade deste vinho, resultado da sua origem, e notas de frutos como o pêssego e o damasco. A acidez crocante, que é o fio condutor deste vinho, é equilibrada pela fruta e pela cremosidade que acentua os aromas de tosta e pão torrado.
David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone, grupo a que Ravasqueira pertence, afirma: “Ao longo dos anos, o Vinha das Romãs Blanc de Noirs tem-se destacado à mesa por ser um vinho com uma estrutura muito própria e equilibrada.. As notas frutadas estão perfeitamente harmonizadas com os aromas conferidos pelo estágio em barricas de carvalho. Um vinho de garrafeira que nos deixa entusiasmados ao pensar como estará daqui a uns anos. Mas que exibe todas as suas características, na máxima plenitude, a todos aqueles que, desde já, o pretendam provar. Um grande vinho para marcar a Primavera e o Verão, neste ano, ou nos próximos.”
Com um preço de 19,90 euros e uma produção de cerca de 9.600 garrafas, o novo Vinha das Romãs Blanc de Noirs já está disponível no mercado.