A icónica marca Velhotes celebra 90 anos em 2024, um número redondo que é celebrado com uma nova campanha que, neste verão, se desdobra em diferentes formatos e momentos, estando presente em mupis, portas de loja e outras peças de comunicação em ponto de venda (nomeadamente, no off trade), com expositores próprios e ilhas. Concebida pela Akt Creative, a campanha adota o já familiar mote “A Reinventar tradições: Até sermos Velhotes”, sem descurar o tom humorístico identitário da marca nonagenária. “Há 90 anos era pôr-do-sol, hoje é sunset” e “Há 90 anos era autorretrato, hoje é selfie” são os claims que ajudam a espelhar e contar as nove décadas de Velhotes.
A campanha, em vigor entre 12 de agosto e 1 de setembro, vai refletir-se em mupis distribuídos por diferentes pontos de venda do país. Também as redes sociais foram consideradas, sobretudo as plataformas Facebook e Instagram.
A história da marca começou com uma viagem de negócios, em 1934, quando um representante da Calém viajou para terras holandesas, de onde trouxe um quadro com três homens. Estes homens, todos eles amigos e com profissões distintas – um Boticário, um Advogado e Juiz -, tinham em comum a paixão pelo vinho do Porto, estando este representado nas suas mãos através de um cálice. Mais tarde, os três homens materializaram a marca Velhotes.
O legado desta marca que acompanha gerações e com 90 anos de história, chega a 2024, líder no mercado português no segmento em que atua e com níveis de notoriedade total acima dos 90%. Prova da sua presença no mercado são os dados de venda referentes ao ano de 2023, onde foram vendidas 12 055 por dia, o que representa a venda de 502 garrafas por hora e mais de 8 garrafas por minuto. Para a marca Velhotes, o segredo deste sucesso é só um: reinventar-se, ano após ano, sem perder a sua identidade.
Para Léo Gomez, Diretor Criativo da Akt Creative, “criar uma campanha para uma marca que celebra 90 anos e está intrinsecamente ligada ao Porto e a Portugal foi um desafio. O que percebemos como insight é que, apesar das palavras mudarem, há coisas que permanecem na mesma do ponto de vista comportamental. Um sunset é apenas uma nova forma de nos referirmos ao pôr do sol. Uma story não é nada mais do que uma história bem contada. Uma happy hour é um fim de tarde com os amigos. As palavras mudam com o tempo, mas o hábito de partilhar um bom cálice de Velhotes permanece o mesmo. E tudo isto representado de uma forma divertida através destes 3 Velhotes que representam a marca.”
A imagem dos vinhos do Porto foi renovada, em 2023, tirando partido do icónico retrato que faz parte do ADN da marca – desde 1934 que três homens se sentam à mesa para beber um cálice de vinho do Porto, um Boticário, um Advogado e um Juiz. A renovação consistiu numa modernização da marca sem descurar a consistência do tom de comunicação – a roupagem mais contemporânea veio conferir à marca o estatuto de um autêntico “Vintage moderno”.
Do portefólio de Velhotes fazem parte sete referências: Tawny, Ruby, White Lágrima, White, LBV, Special Reserve Tawny e 10 Anos Tawny, sendo que os três últimos pertencem ao segmento mais premium.