Pela primeira vez, os enólogos Catarina Vieira e Pedro Ribeiro abriram as portas do projeto cultural familiar, Espaço Serra, onde os Silence 4 deram os primeiros acordes.
O Serra é um projeto de mecenato do Grupo Movicortes, empresa familiar a que também pertence a Rocim. Um espaço cultural nas Cortes, uma aldeia perto de Leiria, onde acontecem eventos e residências artísticas. Foi lá que, por exemplo, os Silence 4 deram os primeiros acordes nos distantes anos 90 do século passado. Um projeto saído da visão de José Ribeiro Vieira, fundador do grupo, que sonhou criar na “Casa da Reixida” uma comunidade de criativos ligados a diferentes áreas culturais.
A vinha do Vale da Mata, na família há várias gerações, fica ali bem perto, nos contrafortes da Serra de Aire e Candeeiros. Um local que deu a Catarina Vieira as suas primeiras memórias do mundo dos vinhos e onde o seu avô Manuel dizia ter feito o melhor vinho da sua longa vida de agricultor. Foi por isso o avô quem deu o nome a estes vinhos, que homenageiam uma tradição familiar que filho e neta ajudaram a recuperar.
“Sentimos que, finalmente, o projeto Vale da Mata atingiu a maturidade que desejávamos para que pudesse contar a sua história em plenitude, com todas as dimensões culturais, emocionais e técnicas que a envolvem”, avança Catarina Vieira, destacando que este continuará a ser, sempre, um projeto em permanente desenvolvimento, que se esgotará, apenas, no dia em que todos os sonhos da família estiverem concretizados. A produção do mel Vale da Mata, outra grande paixão do avô Manuel, será o próximo…
Os novos vinhos Vale da Mata apresentam sete referências: os brancos colheita 2015 (1,5l) e colheita 2023 (0,75cl), que chegam ao mercado acompanhados pelos tintos colheita 2014 (1,5l) e colheita 2023 (0,75cl). A estes juntam-se, ainda, os reservas tinto 2008 (0,75cl) e tinto 2014 e 2021, ambos engarrafados em garrafas de 1,5l.
De referir que o espaço cultural Serra é um projeto de mecenato do Grupo Movicortes.