Dois monovarietais, um rosé e um colheita branco todos de perfil fresco chegam ao mercado com um preço de 10 euros.
São quatro as propostas da Quinta do Portal para os dias quentes que se avizinham. Vinhos de perfil fresco, aromático e descomplicado, com potencial gastronómico, mas também especialmente indicados para uma receção, um aperitivo ou para consumir em convívio.
O produtor duriense que se notabilizou pela irreverência de ter um campo de ensaios para fazer vinhos diferentes coloca assim no mercado o Portal Sauvignon Blanc, o Portal Moscatel Galego, o Portal Rosé e o Colheita Branco, todos de 2023, um ano de ciclo vegetativo que permitiu produzir excelentes vinhos.
O Sauvignon Blanc, de uma casta frutada e floral que tem cada vez mais adeptos, é uma interpretação muito própria da equipa de enologia da Quinta do Portal, que conferiu ao vinho um caráter equilibrado entre frescura e acidez. Na boca, contribui para um volume que equilibra na perfeição a forte acidez. O final é sedutor, pela sensação de frescura e complexidade.
O outro monocasta, o Moscatel Galego, revela grande exuberância floral e frutada, com aromas frescos e cítricos. Já em boca, mostra forte mineralidade e a mesma exuberância que encontramos no nariz, num estilo vivo, elegante e fresco. É um vinho de grande potencial gastronómico, que acompanha na perfeição, por exemplo, pratos de comida japonesa, mariscos ou saladas.
O Rosé, outrora negligenciado nas escolhas dos consumidores, é um vinho que tem vindo a ganhar o seu espaço e a Quinta do Portal tem mostrado bem-fazer nesta área. A edição de 2023 segue na esteira das congéneres anteriores, apresentando uma cor levemente rosada. É um vinho muito elegante que apresenta aromas frescos e cativantes, predominando os frutos silvestres, romã, bem como um leve floral. Possui muito boa acidez em boca, num conjunto muito equilibrado e sedutor. Termina com ligeiro e elegante amargo. É um rosé indicado para refeição, mas também excelente como aperitivo.
Já o Colheita Branco é um blend das castas Viosinho, Gouveio e Malvasia Fina, com predominância da primeira. Este vinho foi cuidadosamente elaborado e permaneceu durante o longo estágio em contacto com as borras finas, de modo a garantir uma maior complexidade e riqueza. De cor citrina e brilhante, apresenta aroma elegante e requintado de alperce e toranja, com uma envolvente sensação mineral. Muito equilibrado na boca, com boa textura e acidez a darem uma frescura ímpar ao final de boca.