Dois brancos nascidos nas alturas de um Douro desenhado de montanha em montanha: a Wine&Soul, da conceituada dupla Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, traz ao mercado referências já de grande reputação, o Guru Vinha da Calçada 2022 e o Guru 2024.
A nova colheita do Guru Vinha da Calçada continua a respeitar o ADN de um vinho de difícil repetição, mais não seja pela combinação de fatores que estão na sua origem. Vinho de parcela, tem origem em vinhas centenárias onde se evidenciam várias castas indígenas que testemunham um Douro feito de experiência e memória; o solo é granítico e as videiras desenvolvem-se a 600 metros de altitude, prometendo frescura no copo e em boca. A nova colheita assinala o ano de 2022, tendo a fermentação e o estágio ocorrido em foudre; já o engarrafamento data de 2024.
É esta uma referência feita de raridade, uma colheita numerada a 1.530 garrafas. Um vinho complexo e de personalidade marcada que só existe dada a aquisição, em 2019, da vinha que lhe serve de berço e cujo nome de batismo deriva da calçada romana que a ladeia.
Também o Guru 2024 provém de um vinha velha com mais de 70 anos, a qual reúne a sabedoria de castas de presença tipicamente duriense, como o Viosinho, o Rabigato, a Códega do Larinho e o Gouveio – videiras que contam com uma exposição a norte e elevam-se, também elas, a cerca de 600 metros de altitude, tirando partido de um Douro em crescendo.
A fermentação deste vinho branco decorreu em barricas de carvalho francês (8% novas) durante um total de oito semanas, contando sempre com temperaturas baixas; o estágio aconteceu nas mesmas barricas durante outros nove meses combattonage.
Se o primeiro, Guru Vinha da Calçada 2022, ganha destaque pela mineralidade e elegância, presença de fruta citrina e um final macio e muito longo, o segundo, Guru 2022, é marcado por aromas de flores brancas e nuances minerais, longevidade em prova e textura suave.
PVP Recomendado:
Guru Branco 2024 | P.V.P Recomendado – 40€
Guru Vinha da Calçada 2022 | P.V.P Recomendado – 80€
