Simbolizando o renascimento, a chegada da primavera no Japão é um momento muito aguardado pelos japoneses que começam, nesta altura, a sair de casa para celebrar ao ar livre a temporada das famosas cerejeiras em flor.
Acompanhando este espírito de mudança, o IKEDA Japanese Cuisine, restaurante conhecido por ser a extensão do Japão no Porto, dá as boas-vindas à nova estação, apresentando aos seus clientes uma série de novidades e um conceito renovado.
A partir do próximo mês de abril, o IKEDA vai apostar na oferta de experiências mais intimistas, assentes na criação de uma relação de proximidade e confiança entre o cliente e o sushiman. “À semelhança do que acontece em muitos restaurantes no Japão, onde este diálogo é incentivado e onde há um interesse genuíno em procurar conhecer e atender os gostos específicos de cada cliente, queremos valorizar este tipo de relação personalizada como parte integrante de uma experiência ainda mais autêntica”, explica Gaspar Silva, acionista e diretor operacional do IKEDA.
Funcionando num único piso – o espaço térreo, até agora ocupado pela Izakaya -, o restaurante passa a disponibilizar apenas 32 lugares e uma carta fixa mais reduzida. Pelo caminho ficam os menus de almoço e os grandes combinados de sushi e sashimi, já que o objetivo é promover sugestões feitas à medida.
Neste contexto, outra das novidades em destaque são as “propostas fora da carta”, um desafio que o próprio restaurante criou para estimular a criatividade da sua equipa do sushi bar e no qual os clientes são também convidados a participar. Pensada para os apreciadores que gostam de arriscar e de experimentar combinações mais originais, a ideia é que o cliente possa também colocar à prova a capacidade criativa do IKEDA, dando carta branca ao sushiman para apresentar propostas personalizadas, preparadas na hora, de acordo com os ingredientes disponíveis nesse dia.
Através destas “propostas fora da carta”, as pessoas poderão, todas as semanas, ser surpreendidas com sugestões diferentes, tendo a oportunidade de explorar alguns dos sabores premium que o mar oferece, como o lagostim, o lavagante, o ouriço, a ostra ou a amêijoa, entre outros.
Um exemplo destas novas propostas que podem ser apresentadas é o ceviche de lagostim, um prato refrescante, cujas cores e aromas nos transportam, de imediato, para os dias de sol que se aproximam. Acompanhado de cebola roxa, micro coentros, malaguetas de três cores e um toque de lima, o prato de lagostim é ainda finalizado com pequenas flores comestíveis. A inspiração primaveril é evidente e o resultado é uma proposta alegre, leve e colorida, perfeita para celebrar a nova estação.
Perante este novo conceito e a consequente redução de lugares, a necessidade de reserva é fortemente aconselhada.Também os horários sofrem algumas alterações: o IKEDA passa a encerrar ao domingo e à segunda-feira; ao fim de semana, os jantares dão lugar a dois turnos.