Quantidades limitadas de Portos Vintage Dow’s, Graham’s e Warre’s 2003 e Quinta do Vesúvio 1995, estão a ser lançadas das garrafeiras da família, com nova roupagem que reflete a proveniência e o cuidado com os vinhos ao longo de várias décadas de envelhecimento
A família Symington introduz uma nova abordagem nos relançamentos de quantidades limitadas de Portos Vintage que põem de parte para longo envelhecimento. Os lançamentos de Portos Vintage com 20 a 30 anos de guarda foram designados ‘Library Release’ para sinalizar que as garrafas envelheceram em perfeitas condições nas garrafeiras da família.
Os rótulos destes ‘Library Release’ foram redesenhados para os distinguir do lançamento original en primeur. Cada casa procurou inspiração no seu legado e estética identitária para criar roupagens distintas que transmitam mensagens chave sobre os vinhos. Pela primeira vez, os rótulos indicam quantos anos o vinho envelheceu em garrafa nas garrafeiras da família – a par de informação referente às datas de engarrafamento e lançamento. Há também indicação que se trata da 2.a vez que o vinho é formalmente lançado, duas a três décadas após o lançamento inicial. Como parte da abordagem meticulosa da família no envelhecimento de Portos Vintage, estes ‘Library Release’ foram rearolhados para garantir a qualidade e os rótulos incluem o ano em que o processo foi concluído.
A família escolheu para este ‘Library Release’ um dos melhores anos clássicos deste século – o 2003, da Dow’s, Graham’s e Warre’s, que foi muito aclamado aquando do lançamento. Este ano muito quente e de baixas produções produziu vinhos excecionais, de grande porte e intensidade. Com quase 20 anos de estágio em garrafa nas garrafeiras da Symington, estes vinhos desenvolveram maior complexidade e estão a beber muito bem agora, embora retendo considerável potencial de envelhecimento.
Os 2003 estão a ser lançados em paralelo com um outro ‘Library Release’: Porto Vintage Quinta do Vesúvio 1995, a sétima vindima da família na quinta desde que adquiriram a magnífica propriedade do Douro em 1989. Peter Symington, principal enólogo à época sente particular orgulho neste vinho e acredita ser um dos melhores que produziu nos primeiros anos da presença da família. 1995 assinala também o ano em que o filho, Charles (atual enólogo principal), entrou na empresa familiar. Agora com 27 anos de garrafa, este Vesúvio 1995 está num excelente ponto na sua evolução.
Estamos muito satisfeitos por encetar o nosso novo conceito ‘Library Release’ com quatro empolgantes Portos Vintage da Dow’s, Graham’s, Warre’s e Quinta do Vesúvio. No seguimento de cada lançamento Vintage, en primeur, a nossa família tem sempre reservado uma pequena quantidade para envelhecimento nas nossas caves para colocar no mercado décadas depois. O que estamos a fazer agora de modo diferente é fazer uma distinção entre estes Library Release, comparativamente ao primeiro lançamento, enfatizando o facto destas garrafas terem envelhecido nas condições perfeitas das nossas próprias caves. A nossa terceira fase de lançamento de Portos Vintage ocorre quando os vinhos atingem níveis extraordinários de evolução, após 40 a 60 anos de envelhecimento, e lançamos uma quantidade restrita de garrafas numeradas no que designamos: ‘Private Cellar’ (garrafeira privada).’ – Harry Symington, Responsável Porto Vintage.