Com pouco mais de dois anos, a adega de Vila Chã de Ourique, no Cartaxo, já conquistou vários prémios nacionais e internacionais, contribuindo para posicionar os vinhos do Tejo na Europa. Em destaque, medalhas de ouro no Mundus Vini – The Grand International Wine Award, no Berliner Wine Trophy e no Concours Mondial de Bruxelles.
A Ode Winery, localizada em Vila Chã de Ourique, no Cartaxo, nasceu em 2022 pela mão de dois australianos e uma brasileira que se apaixonaram pela região e pela sua cultura vitivinícola. Dois anos depois, o produtor apresenta já um portfólio de 11 referências, muitas delas premiadas em concursos nacionais e internacionais, como é o caso do branco Ode Enóloga 2022, considerado Best of Show Tejo White no Mundus Vini – The Grand International Wine Award, e dos tintos Ode Quarteto 2022 e Ode Touriga Nacional 2022, que também conquistaram ouro no mesmo concurso. Na Alemanha, o Berliner Wine Trophy destacou os brancos Ode Arinto 2022 e Ode Fernão Pires 2022 e os tintos Ode Quarteto 2022, Ode Amphora Alicante Bouschet 2022 e Ode Touriga Nacional 2022, com ouro. No Portugal Wine Throphy várias referências foram destacadas com ouro – Ode Semillon 2022 e Ode Viognier 2022 e 2023 nos brancos, Ode Touriga Nacional 2022 nos tintos, e Ode Rose 2023.
No International Wine Challenge, no Concours Mondial de Bruxelles e no Decanter World Wine Awards 2024, as referências Ode também não passaram despercebidas. Além destes prémios, os vinhos produzidos em Vila Chã de Ourique também se destacaram em revistas de especialidade internacionais, nomeadamente no Wine Anorak, na Jancis Robinson e no Vinum Best of Portugal, esta última reconhecendo o Ode Viognier 2022 como Best of Wine Region.
“É com grande orgulho que partilhamos estas conquistas, um reconhecimento do trabalho de toda a equipa Ode e da nossa filosofia de “Mínima Intervenção e Máxima Atenção””, refere Maria Vicente, enóloga da Ode Winery. “Para além do reconhecimento do mercado português, temos obtido muito bons resultados nos mercados externos, com medalhas de ouro em concursos de referência, contribuindo para posicionar a região a nível internacional. Queremos mostrar que há um novo perfil de vinhos no Tejo que vale muito a pena descobrir e é com imensa satisfação que recebemos estas distinções, que nos motivam a dar continuidade a este objetivo”, conclui.
Prestes a ser apresentado ao mercado, o Ode Alvarinho 2023 também já conquistou prémios internacionais, com três medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy 2024, no Vinarium International Wine Contest e no Concours Mondial de Bruxelles, e uma de prata no International Wine Challenge. O novo vinho estará oficialmente disponível em breve.
Construída pela primeira vez em 1902, a adega Ode Winery é uma das maiores da região do Ribatejo, tendo sido ampliada e completamente remodelada em 2000. Os vinhos Ode são produzidos seguindo uma filosofia de “Mínima intervenção e Máxima atenção”, fundamental para criar vinhos elegantes e complexos, que respeitem as características únicas da uva e permitam apreciar não só o sabor, mas também o seu lugar de origem, ano após ano.
Os vinhos podem ser adquiridos online Shop – ODE Winery ou no restaurante Cellar Door, localizado na adega, em Vila Chã de Ourique. Podem ainda ser encontrados em restaurantes e garrafeiras de norte a sul do país.