Com a chegada da Primavera, chega também a 2ª edição do Vinha dos Muros, um vinho branco, da Casa João Portugal Ramos, que no ano passado conquistou a distinção de melhor vinho branco do Douro no 11º Festival do Vinho do Douro Superior.
O vinho Duorum Vinha dos Muros, da casa João Portugal Ramos, tem como equipa de enologia João Perry Vidal e João Maria Portugal Ramos. Lançado em abril de 2024, foi eleito o melhor vinho branco do Douro no Festival no 11º Festival do Vinho do Douro Superior.
O Vinha dos Muros é o vinho “de vinha” do projeto Duorum. Tem origem numa pequena parcela única e diferenciadora, plantada com as castas arinto e gouveio e ladeada por muros antigos de xisto que fazem parte do património da região do Douro, cujo restauro e preservação são asseguradas pela Duorum.
Destas vinhas de 12 a 16 anos de idade nasceu este branco, numa edição limitada a 6.000 garrafas, com aroma intenso a citrinos (lima e tangerina) e leves notas de anis e menta. Na boca é muito fresco e de acidez fina e equilibrada, com a fruta envolvida por ligeiras notas fumadas. O fim de boca é longo e fresco.
O projeto Duorum foi criado em 2007, com o objetivo de produzir vinhos de elevada qualidade, ancorados numa prática de viticultura sustentável. É casa de vinhos bem conhecidos como Tons de Duorum ou Duorum Colheita, e ainda de raridades como O’Leucura. As vinhas da Duorum, localizadas na região do Douro Superior, num terroir excecional e protegido, estão erguidas em socalcos com diferentes altitudes, entre 150 e 500 metros, e têm plantadas apenas castas autóctones.
PVP: 20€