Na quinta-feira, dia 05 de Agosto, assinala-se o ‘Dia da Ostra’ e a pensar nisso e porque este é um dos produtos estrela da marisqueira algarvia, o Cais ao Mar celebra-a com uma oferta especial: na compra de uma tábua de dez ostras é-lhe oferecida uma garrafa de ‘Esteira branco’, um DOC Douro bastante fresco e salivante, que vai harmonizar na perfeição com esta iguaria e com os mariscos que eleger para prosseguir a refeição.
No Algarve, a marisqueira e cervejaria Cais ao Mar reabriu no início de Junho, com nova morada. Em Albufeira, está agora no número 27 da Rua Almeida Garrett, uma zona mais sossegada, de fácil acesso e estacionamento, e onde outrora foi famosa a marisqueira Delícias do Mar, inaugurada em 1987 e ex-libris destas lides durante mais de 20 anos. Não foi, por isso, ao acaso que o empresário e chefe mariscador César Lourenço elegeu este como local para esta nova partida, pós desaires provocados pela pandemia em 2020, ano em que viu o seu negócio parar.
Com 90 lugares, distribuídos por duas zonas exteriores e uma sala, e a funcionar de terça-feira a domingo, das 17h00 às 22h30, para jantares e em regime de take away, o Cais ao Mar Algarve tem uma vasta oferta de mariscos, que em comum têm uma confeção o mais natural possível, sem truques, nem artimanhas. Da carta fazem parte entradas, sopa, carnes, peixes, mariscos e sobremesas. No que toca aos mariscos, destaque para as tábuas, intituladas de ‘Ondas de Marisco’ – em vários tamanhos, em função do número de pessoas: ‘Super Nova’ (2/3), ‘Super Nova Elite’ (4/5) e ‘Super Mega Elite’ (8/9) -; para a diversidade de camarão, na origem, tamanho e modo de confeção; sapateira e santola; lagosta e lavagante; ostras; percebes e outros tantos. Nota para os arrozes, de marisco, de lavagante ou de lagosta, assim como a cataplana de marisco. Há quatro opções de peixe – ‘prego de atum no caco’, ‘bife de atum’, ‘pica-pau de atum’ e ‘hambúrguer de peixe’ – e de carne – ‘prego do lombo’, ‘bife do lombo grelhado’, ‘bife Cais ao Mar’ e ‘pica-pau do lombo’. Voltando ao início, há queijo seco e presunto pata negra 5 Jotas para começar e, para terminar, nas sobremesas, ‘Bolo de Chocolate’ e ‘Cais Final’, que inclui uma seleção de doces, entre eles alguns típicos do Algarve.
César Lourenço é o proprietário e o chefe mariscador do Cais ao Mar Algarve. Há uma mão cheia de ano, foi na arte de trabalhar o marisco que encontrou a sua grande paixão, dedicando-se a ela de alma e coração. Começou por dar uma ajuda na marisqueira Pesqueiro 25, em São Martinho do Porto, e rapidamente percebeu que seria esse o seu caminho, abrindo, um ano depois, o Pesqueiro 25 em Lisboa, já como sócio. Seguiu-se uma sociedade a dois no Cais ao Mar, em Lisboa, e, em 2019, a abertura do Cais ao Mar, no Algarve. César Lourenço tem agora uma visão mais abrangente deste negócio, com experiência marisqueira de fio a pavio: do mar à mesa. Uma confiança que o levou a abrir este “novo” Cais ao Mar a solo, em dias tão complexos como os de hoje. A sua experiência acumulada fá-lo acreditar a 100% neste projeto, que é mais do que isso, é um sonho tornado realidade. César está apostado em colocar o seu Cais ao Mar, em Albufeira, na rota das melhores marisqueiras do país.