A Casa de Santar Vinhos acaba de apresentar duas novidades no seu portfólio: o lançamento da nova colheita do Casa de Santar Oito Parcelas 2017, o topo de gama da marca, e a estreia do Casa de Santar Vinha dos Amores Alfrocheiro 2023, um novo monocasta proveniente de uma das parcelas mais emblemáticas da casa.
Produzido numa edição limitada de apenas 5.100 garrafas, o Casa de Santar Oito Parcelas 2017 nasce da combinação de seis castas distribuídas por oito parcelas do produtor, resultando num vinho de grande complexidade e elegância, que reflete bem o ano vitivinícola de 2017.
“Porque os anos não se repetem, dificilmente teremos outro vinho igual, mas seguramente teremos outros vinhos provenientes destas ou de outras parcelas, que a seu tempo chegarão ao mercado e contarão também a sua própria história”, explica Paulo Prior, diretor de enologia da Global Wines.
De aspeto límpido, apresenta cor rubi com ligeiras nuances acastanhadas, resultado do seu longo estágio. No nariz, revela grande complexidade, com notas terciárias, balsâmicas, especiarias como pimenta preta e ligeiras nuances de grafite. Na boca, é macio, estruturado e persistente, com notas de pão de centeio tostado. Ideal para acompanhar queijos maturados ou pratos de carne da cozinha contemporânea. Já disponível no mercado, tem um PVP recomendado de 74,50 euros. É distribuído pela Vinalda e pode ser encontrado à venda em restaurantes, nas melhores garrafeiras, lojas especializadas, de todo o país, e lojas online.
A segunda novidade é o Casa de Santar Vinha dos Amores Alfrocheiro 2023, um monocasta que nasce no Alto dos Amores, uma das zonas mais emblemáticas da Vinha dos Amores.
“Sendo a Alfrocheiro uma casta tinta típica do Dão, e estando estas uvas situadas numa parcela tão simbólica como a Vinha dos Amores, a decisão de fazermos um monocasta e reforçarmos esta gama foi estratégica, mas também surgiu de uma forma praticamente natural”, refere Miguel Rodrigues, diretor comercial e de marketing da empresa.
Com enologia assinada por Paulo Prior, este Alfrocheiro apresenta cor rubi de média intensidade e um aroma intenso e complexo, com notas de frutos silvestres e de bosque. Na boca, é frutado, macio, bem estruturado e persistente, com um final elegante. Um vinho claramente gastronómico, ideal para acompanhar polvo à lagareiro, risoto de cogumelos ou queijos de pasta mole. O PVP recomendado é de 30 euros, é distribuído pela Vinalda e pode ser encontrado em restaurantes, garrafeiras e outras lojas especializadas.
