Chega este mês a Portugal o Krug Grande Cuvée 172ème Édition, um champagne magnífico que condensa em cada garrafa um ‘blend’ de 146 vinhos de 11 anos diferentes, sendo o mais antigo de 1998 e o mais recente de 2016. Desde 1843 que a Maison de Krug honra a visão do seu fundador, Joseph Krug, de todos os anos criar um champagne de elevada qualidade, independentemente das variações climáticas.
No seguimento desse sonho e do savoir-faire necessário à sua concretização, todos os anos há uma edição de Krug – e esta Krug Grande Cuvée 172ème Édition, cuja composição final inclui 44% de Pinot Noir, 36% de Chardonnay e 20% de Meunier, não fica aquém dos elevados padrões de qualidade da casa. Estagiou durante 7 anos nas Caves da Krug, o que lhe deu a sua expressão distintiva e elegante. Mas antes disso, começou a ser composto em 2016, um ano atípico, de fortes contrastes climáticos.
Para criar esta Grande Cuvée, a Mestre de Caves, Julie Cavil, procurou acentuar a diversidade e elegância aromática do ano nas vinhas, que uniu a um amplo espectro de vários lotes de vinho, de outros dez anos diferentes. É esta difícil arte de fazer ‘blends’ com vinhos de anos diferentes que dá a esta 172ª Grande Cuvée o seu carácter único, a nível de sabores e aromas, facto impossível de assegurar com vinhos de um ano só. É essa arte que eleva o champagne à categoria de orquestra sinfónica, segundo a Krug, em vez de um concerto de um instrumento a solo.
Como todos os champagnes da casa, também esta 172ª edição continuará a beneficiar com a passagem do tempo, tendo enorme potencial de guarda. Na prova, apresenta cor amarelo dourado. No nariz, é elegante e aromático, destacando-se a lavanda, as flores de pétala branca e a amêndoa. No palato, é delicado e intenso, longo, fresco e persistente. A fruta branca domina sobre a amarela, e é complementada por notas cítricas de limão, características das Grandes Cuvées da Krug. Notas de eucalipto e mentol finalizam o palato.
À mesa, o perfil floral deste Krug Grande Cuvée 172ème Édition torna-o particularmente interessante no ‘pairing’ com receitas com elementos florais, das mais simples às mais sofisticadas. Perfeito como aperitivo (ostras, camarão grelhado ou parmesão envelhecido), como acompanhamento de pratos como pregado com trufa, ou como sobremesa, com bolo de cenoura, tarte tatin ou cheesecake.
PVR: 345,00€ (Krug Grande Cuvée Ed 172 Gift Box)