Visitantes podem comer no próprio local ou levar para casa as cerejas que colherem. Programa conta ainda com provas de vinhos e piqueniques.
O Centro de Visitas da Quinta da Fonte Souto criou uma nova proposta para celebrar a época da cereja e a chegada dos dias mais quentes. Além dos programas habituais, retomados com a reabertura do espaço, em abril, os visitantes podem, entre 23 e 29 de maio, desfrutar da experiência da apanha da cereja, colhendo os frutos diretamente das cerejeiras da Quinta para comer no local ou até mesmo para levar para casa. Com o mote “um outro vagar”, o Centro de Enoturismo detido pela Symington Family Estates, situado em Portalegre, introduz assim uma nova atividade a pensar em todos aqueles que procuram momentos únicos em contacto direto com a natureza.
Como parte das propostas de atividades ao ar livre, há, desde abril, quatro novos percursos – três pedestres e um para bicicletas –, onde os visitantes poderão conhecer todos os recantos da propriedade e, ainda, graças à sua localização dentro do Parque Natural da Serra de São Mamede, o terroir único desta sub-região do Alto Alentejo. Combinando a paisagem alentejana com o que de melhor se faz na gastronomia local, o Centro de Enoturismo da Quinta da Fonte Souto tem também disponível uma experiência de degustação gastronómica para duas pessoas que inclui iguarias como pão rústico, chutney de cogumelos e coentros, queijo curado alentejano, paio do cachaço de porco preto, broas de bolota e ainda fruta da época. O piquenique está sujeito a reserva com 48 horas de antecedência e tem o custo de 40 euros. Está ainda disponível uma versão infantil (12€) do menu de piquenique.
Já no que diz respeito às provas de vinhos, o Centro de Enoturismo disponibiliza duas opções com vinhos produzidos na propriedade – a Prova Clássica (15 euros) – que inclui o Florão Branco, Florão Tinto e Quinta da Fonte Souto Tinto – e a Prova Premium (25 euros) – que conta ainda com o Quinta da Fonte Souto Branco e o Vinha do Souto Tinto. Há ainda uma carta de vinhos, com opções alternativas como o Rosé 2020 – o primeiro da propriedade, e da Symington – e o recentemente lançado Quinta da Fonte Souto Alfrocheiro, o primeiro monovarietal produzido na propriedade, que acaba de ser distinguido como o melhor do ano na categoria Melhor Varietal Tinto do Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal. Para acompanhar, não podem faltar as tábuas de queijos ou enchidos, azeitonas ou amêndoas torradas, entre outros.
O Centro de Enoturismo da Quinta da Fonte Souto pode ser visitado todos os dias da semana, das 10h00 às 19h00. Aconselha-se a reserva antecipada através de contacto telefónico (910 104 292) ou por e-mail (reservas@fontesouto.com). Mais informações podem ser consultadas através do site www.fontesouto.com.