Pela primeira vez nos seus 200 anos de história, a Graham’s Port vai lançar um Porto Tawny 80 Anos, na sequência da introdução da categoria pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), em janeiro.
O nosso Master Blender — mestre provador —, Charles Symington (4ª geração), elaborou este Porto Tawny 80 Anos para assinalar o 80º aniversário do seu pai e antecessor, Peter Symington (3ª geração), e, assim, celebrar a sua distinta carreira e carácter exemplar.
Datado da Segunda Guerra Mundial, o Porto Graham’s 80 Year Old Tawny é um vinho hipnotizante com um paladar cremoso e de textura luxuosa é simultaneamente concentrado e extraordinariamente suave e polido com camadas de complexidade. Apresenta suaves notas de caramelo, tangerina, marmelo, praliné, baunilha e depois uma sugestão de caramelo torrado no longo final de boca, que termina com notas de tabaco e chá preto. A acidez discreta proporciona uma frescura, graciosidade e equilíbrio notáveis.
O Porto Graham’s 80 Year Old Tawny junta-se à prestigiada coleção de Tawnies Envelhecidos da Graham’s, juntamente com os seus Portos Tawny de 40 e 50 anos, com desenhos que adornam a caixa inspirados nasespécies de árvores e plantas de vida longa que podem ser encontradas no Vale do Douro – símbolos de uma longevidade partilhada e da passagem gradual do tempo.
Charles Symington, co-CEO e mestre provador da Symington Family Estates, afirma: “O meu pai nasceu em 1944 – em plena Segunda Guerra Mundial – e a sua infância foi moldada pela recuperação pós-guerra numa época de profunda incerteza. Vários dos vinhos que compõem este lote especial datam dos anos 40, as décadas que passaram a envelhecer resultaram num Porto velho verdadeiramente magnífico. Foi um privilégio assinalar o 80º aniversário do meu pai com este vinho de excelência e agora é uma honra partilhá-lo com o mundo.”
A primeira edição do Porto Graham’s 80 Year Old Tawny está limitada a 600 garrafas. PVP: 2.000 euros por 75cl.