Acaba de chegar ao mercado o Vinhas do Cardido 2024 do projeto de João Portugal Ramos na região dos Vinhos Verdes. Um Vinho Verde DOC que reflete o melhor da região do Vale do Lima, através de uma combinação harmoniosa das castas Loureiro e Alvarinho. Este vinho marca mais um passo na aposta contínua do enólogo na valorização da diversidade e riqueza das castas portuguesas.
Nas encostas do Paço do Cardido, com vista para o vale do Rio Lima, as vinhas beneficiam de um microclima único e que permite às castas Loureiro e Alvarinho, alcançar o seu pleno potencial aromático. Produzido a partir de uvas colhidas manualmente, este vinho destaca-se pelo seu rigor e vinificação cuidada. O Alvarinho estagia em cubas de cimento, enquanto o Loureiro estagia em cubas de inox. Durante este período, ambos os lotes permanecem em contacto com as borras finas da fermentação, conferindo ao vinho uma maior complexidade, frescura e estrutura.
O branco Vinhas do Cardido 2024 revela um perfil aromático fresco e elegante, marcado por notas delicadas de flor de laranjeira e uma acentuada mineralidade, proveniente dos solos graníticos onde nasce. O seu final de boca é intenso e persistente. O Vinhas do Cardido 2024 é uma escolha ideal para os dias quentes, podendo ser servido como aperitivo ou a acompanhar mariscos, peixes grelhados, pratos de gastronomia asiática, carnes brancas e massas leves. É um vinho que expressa o equilíbrio entre a frescura e a elegância natural das castas Loureiro e Alvarinho. Pensado para momentos leves e descontraídos, apresenta uma sofisticação que a marca valoriza num branco português.
Recorde-se que a João Portugal Ramos chegou à região dos Vinhos Verdes em 2010, e que em 2024 reforçou a sua presença na região através de uma parceria com o Paço do Cardido, com uma aposta no Vale do Lima e na casta Loureiro. Vinhas do Cardido é o primeiro vinho do Grupo vinificado na adega do Paço do Cardido e vem completar uma gama que já conta com um vinho Alvarinho e dois espumantes da mesma casta.
A cápsula distintiva deste vinho procura representar a flora abundante, verde e permanente encontrada no Paço do Cardido que, com a sua herança histórica e vínica, é um excelente exemplo da riqueza cultural e do legado da região de Ponte de Lima.
PVPR: 7,99 €