Em março, no terceiro evento da iniciativa anual “12 chefs 12 meses”, organizada pelo restaurante KAMPO, na Madeira, o chef Júlio Pereira recebe o chef Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, o único restaurante da zona Centro com uma estrela Michelin. Juntos vão descobrir novos sabores e preparar um almoço único que enaltece a gastronomia madeirense e os seus produtos locais.
Este almoço, mais do que a combinação de dois talentos reconhecidos, é uma oportunidade para valorizar a Gamba-da-Madeira, um produto presente nos mares do arquipélago, capturado apenas entre outubro e março, por um nicho de pesca artesanal, e de forma controlada, para garantir a sua sustentabilidade. De grande qualidade, mas ainda pouco conhecida, os dois chefs vão trabalhar este produto exclusivo da Madeira, e dar a conhecer o seu sabor e textura únicos. Esta é mais um evento do chef Júlio Pereira, no âmbito do projeto “12 chefs 12 meses” que visa valorizar produtos típicos da região, bem como outros muitas vezes esquecidos e que formam parte da riqueza do património gastronómico da Madeira.
“Queremos que estes eventos promovam e valorizem o território madeirense, a qualidade do que aqui encontramos, e que consolidam a Madeira enquanto destino turístico gastronómico. Ao longo do ano, trazemos todos os meses ao KAMPO um chef convidado, que partilhar a nossa ‘cozinha embaixadora’ trabalhando produtos endógenos, e proporcionando experiências únicas. Este é um convite que fazemos não só aos madeirenses, mas a todos os que nos visitam e procuram conhecer as ilhas na sua autenticidade.”, explica Júlio Pereira, chef e proprietário do KAMPO.
O convite ao chef Diogo Rocha resulta, não só da excelência do seu trabalho no restaurante Mesa de Lemos, mas também do seu empenho na defesa dos produtos portugueses e da sustentabilidade na cozinha, práticas que mereceram a distinção pela Michelin, com a atribuição da Estrela Verde em 2022. Situado em Viseu, o restaurante tem por base umagastronomia centrada nos sabores nacionais e da época, em que a principal preocupação é a garantia da escolha de ingredientes de alta qualidade, produzidos com o mínimo de impacto na natureza, muitos deles da própria Quinta de Lemos, onde o restaurante está inserido, como o azeite, os vinhos Quinta de Lemos e os produtos da horta.
“Gosto de combinar a criatividade com a técnica, mantendo os produtos no seu estado mais puro e natural, e levá-los à mesa com os sabores genuínos. Na ementa do Mesa de Lemos temos não só os sabores e os produtos da região centro, mas também os melhores ingredientes de todo o país, defendendo sempre a portugalidade e a nossa cultura gastronómica.”, comenta Diogo Rocha, acrescentando: “Por isso, foi com enorme satisfação que aceitei este convite para cozinhar ao lado do Júlio Pereira, colega que admiro pelo enorme trabalho que tem feito na valorização da Região da Madeira, e que me permitirá descobrir um pouco mais sobre este produto único que é a Gamba-da-Madeira.”.
Além da visita ao arquipélago, os dois chefs irão dedicar uma manhã à pesca deste camarão, lado a lado com os pescadores, vivendo a arte piscatória artesanal da Madeira, seguida de visitas ao produtor de bolos de mel Chábom e à Madeira Wine Company, num périplo pelos produtores e ícones regionais.
O almoço do dia 25 de março terá início pelas 13:00, apresentando um menu de degustação composto por 7 momentos. O menu tem um custo de 65€ por pessoa, com harmonização vínica incluída, composta por três vinhos da Quinta de Lemos: Quinta de Lemos Gégé Espumante Rosé, Quinta de Lemos Chef Júlio Pereira, da ‘Chefs Collection’, e Quinta de Lemos Touriga Nacional.