A quinta produtora do Douro sugere um LBV de 2016, um vinho do Porto feito a partir de uvas de castas de vinhas velhas.
Para este Dia do Pai, a Quinta da Côrte, no Douro, sugere uma prenda que ele garantidamente não irá esquecer: um Porto LBV de 2016, feito com uvas das vinhas velhas desta quinta produtora, pisadas a pé, e que estagiaram em tonéis antigos de vinho do Porto durante quatro anos.
O resultado é um vinho impressivo e marcante, com 19,5º C de álcool, com potencial de guarda superior a 20 anos. É portanto, um bom investimento de longo prazo. Perfeito para beber ao serão, à lareira, ou para acompanhar uma ocasião especial, este Porto LBV de cor rubi profundo é fresco, frutado e tem notas de especiarias e alcaçuz. Encorpado, tem taninos firmes e integrados, demonstrando bom equilíbrio e ‘finesse’. É ideal para acompanhar sobremesas de chocolate, queijos moles ou frutos secos.
A Quinta da Côrte conta com 26 hectares de vinha, 13 das quais de vinha velha.
Localizada em Valença do Douro, esta quinta existente desde 1800 foi adquirida em 2013 por um proprietário francês, Philippe Austruy, que a reabilitou integralmente. Todos os muros foram reerguidos, um novo enoturismo exclusivo, com apenas oito quartos, foi feito e decorado por um arquitecto e decorador de interiores conhecido, Pierre Yovanovitch, que trouxe a arte para dentro de casa, integrando-a nos edifícios tradicionais do Douro.
Além do enoturismo, que funciona o ano inteiro, há provas de vinho disponíveis na nova adega, arquitectónica e visualmente impressionante. Existe também uma adega de Vinho do Porto, com os tonéis e balseiros antigos, datados de 1836.
E claro, a vista impressionante para os socalcos do Douro.
“Os Vinhos do Porto fazem parte do legado da Quinta da Côrte desde o início da sua existência, no século XVIII”, explica Marta Casanova, enóloga da propriedade desde 2013. “Durante mais de um século, as uvas das vinhas desta Quinta abasteceram as melhores casas de Vinho do Porto do Douro. Faz todo o sentido, como tal, que continuemos a fazer vinhos do Porto em nome próprio, apesar de termos uma vasta gama de vinhos de mesa do Douro. Este LBV 2016 é uma óptima sugestão para oferecer aos pais”, complementa.
O preço deste Porto é de 37,90€.