Ventozelo tem como parte do seu ADN a curiosidade e busca contínua pelo conhecimento e potencial de cada casta. Um bom exemplo disso é o lançamento do Quinta de Ventozelo Sousão 2020, resultante desta casta endógena portuguesa, com origem no Norte de Portugal. Um vinho monoscasta, fresco e inusitado, que em julho chega às principais garrafeiras e restaurantes de todo o país.
Muitas vezes utilizada para complementar outras castas, graças à sua frescura e intensidade cromática, a casta Sousão teve em 2020 um desempenho ímpar que permitiu a obtenção de um vinho de qualidade surpreendente. A sua estrutura envolta de taninos macios e com elevada acidez, levou José Manuel Sousa Soares, responsável de enologia, a produzir o primeiro Sousão de Ventozelo.
Na Quinta de Ventozelo existem cerca de 12,5 ha desta casta, tendo dado origem a este Sousão 2020 a parcela da Carvalha com 20ha no total, mas apenas 5ha de Sousão, em patamares e cordão unilateral. Apesar de todos os desafios, num ano considerado de uma forma geral quente e seco, os vinhos demonstram uma incrível concentração e níveis de acidez e álcool bastante equilibrados. O Quinta de Ventozelo Sousão 2020 surge assim com cor rubi opaca e carregada, típica dos vinhos desta casta, com aroma intenso a frutos silvestres e vermelhos maduros, em especial mirtilo e cereja. Na boca cativa pela sua acidez viva, com taninos suaves, mas estruturados. Em suma, um Douro de perfil surpreendente, equilibrado e extremamente fresco.
Precisamente devido à sua frescura, este é um vinho de elevada aptidão gastronómica, ideal para acompanhar pratos fortes da cozinha tradicional portuguesa, tal como lampreia, cabidela, sarrabulho e sardinha assada.
PVP €13,50
ENÓLOGO | José Manuel Sousa Soares