Rebranding reflete uma abordagem inovadora ao vinho do Porto, com ênfase no storytelling visual
A Cockburn’s – conceituada casa de vinho do Porto, propriedade da Symington Family Estates – prepara-se para revolucionar a perceção do vinho do Porto no mercado com a introdução de um visual “redesenhado”. Testemunho do compromisso da Cockburn’s com inovação, qualidade e sustentabilidade, a nova imagem, que inclui uma interpretação contemporânea do logótipo da marca, pretende atrair novos públicos, sem esquecer a ligação da casa de vinho do Porto aos consumidores e entusiastas de longa data.
No total, são oito as referências da Cockburn’s – distribuídas, em Portugal, pela Portfolio Vinhos – que apresentam, a partir de agora, um aspeto renovado: Quinta dos Canais Porto Vintage 2014, Porto Late Bottled Vintage 2019, Porto Tawny 10 e 20 Anos, Special Reserve – o vinho do Porto mais vendido no Reino Unido – e os clássicos Branco, Tawny e Ruby. As caixas de oferta individuais fazem, também, parte das novidades.
Novas garrafas são mais sustentáveis
Além da componente visual, a sustentabilidade foi um dos alicerces do processo desterebranding. Reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental, a Cockburn’s avançou também com a produção de novas garrafas, agora mais leves e, por isso, mais ecológicas. Como resultado, esta alteração vai permitir reduzir as emissões anuais de carbono em 256 toneladas.
Recorde-se que a Symington detém o certificado B Corp, fazendo parte de um movimento global de empresas comprometidas em usar os seus negócios enquanto motor para uma mudança cultural e global, com o objetivo de construir uma economia mais inclusiva e sustentável.
Inovar e celebrar um legado de 200 anos
Assinalando um afastamento da anterior imagem, o novo grafismo da Cockburn’s reflete um visual vívido e dinâmico, assinado pela agência britânica Stranger & Stranger e complementado por ilustrações do artista Song Kang. A comunhão entre o design meticuloso, a componente artesanal e as vinhetas da história bicentenária da marca fazem de cada garrafa uma divertida peça de tapeçaria e uma janela para a história da Cockburn’s.
Algumas das figuras representadas nos rótulos incluem o lendário “provador” da Cockburn’s John Smithes – conhecido como “o cowboy do Douro” –, Catarina deBragança, que introduziu o chá na Grã-Bretanha e foi uma acérrima defensora do Tratado de Methuen – um tratado militar e comercial entre Portugal e Inglaterra –, ou o Marquês de Pombal, responsável pela demarcação da região vinícola do Douro em 1756. Cenários pitorescos das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, assim como da Quinta dos Canais – a “casa” da Cockburn’s no Vale do Douro – também surgem retratados.
O desafio das convenções impostas pela indústria do vinho do Porto faz parte do ADN e da história da Cockburn’s. A casa de vinho do Porto foi uma das pioneiras na plantação de vinhas no Douro Superior – uma sub-região hoje reconhecida pela produção de uvas altamente concentradas –, tendo também desempenhado um papel fundamental na reintrodução da Touriga Nacional.
Responsáveis destacam compromisso da marca com a inovação
“É com entusiasmo que apresentamos esta nova imagem, mais dinâmica e mais ecológica”, refere Andrew May, gestor de marca, que acrescenta: “O packaginginovador é, por um lado, uma celebração da tradição da Cockburn’s em fazer as coisas de forma diferente, e, por outro, um manifesto da nossa confiança na resiliência e potencial do vinho do Porto, enquanto produto.”
Já Charlotte Symington, membro da quinta geração da família e responsável pela categoria de Porto da Symington Family Estates, refere: “Quando adquirimos aCockburn’s em 2010, embarcámos numa viagem ambiciosa para modernizar as práticas de viticultura e vinificação da marca. Olhamos com orgulho para este processo, que, alavancado na experiência da nossa família e no compromisso inabalável com a qualidade, permitiu restaurar, com sucesso, a reputação desta histórica casa de vinho do Porto.”
Sobre o rebranding da marca, Charlotte Symington sublinha o desejo de honrar o historial de inovação e ousadia da Cockburn’s: “Damos agora um passo em frente ao revolucionar a forma como a nossa gama de Porto é apresentada. Acreditamos que esta abordagem renovada, com um maior foco nas narrativas visuais, vai desafiar os consumidores a encarar o vinho do Porto com um novo olhar, apelando ainda a um público já fiel.”