O segundo lançamento da coleção Douro Duet Collection da Quinta de Ventozelo chega esta semana às principais garrafeiras do país, com dois vinhos de duas das suas mais emblemáticas parcelas: Vinha do Colmeal Touriga Nacional e Vinha da Serra Touriga Franca, ambas de 2019. Duas parcelas distintas, de onde foram selecionadas duas castas de referência, com dois estilos únicos que materializam num estojo exclusivo todo o potencial da diversidade do terroir daquela quinta duriense.
Com cerca de 400 hectares, dos quais 200 são de vinha, a Quinta de Ventozelo é uma das mais antigas e maiores quintas do Douro. Situada na margem esquerda do rio, desenvolve-se num amplo anfiteatro apresentando condições excecionais de solo e de diversidade microclimática para uma viticultura de excelência. Ali, tem-se privilegiado a busca contínua pelo conhecimento e potencial de cada casta e da diversidade dos seus terroirs. O objetivo é compreender esta complexidade e adaptaras melhores práticas vitícolas para obter vinhos únicos.
É assim que surge a segunda edição da Douro Duet Collection, que em março tinha sido inaugurada com a dupla Quinta de Ventozelo Syrah Unoaked 2019 e Quinta de Ventozelo Syrah Oak Matured 2018. Desta feita, o destaque vai para uma dupla de vinhos de parcelas – vinhos que preservam a essência do lugar.
Vinha do Colmeal e Vinha da Serra
Com cerca de 4,5 ha de vinha ao alto, a Vinha do Colmeal localiza-se junto à frondosa mata de Ventozelo. Ali, a Touriga Nacional, aquela que é provavelmente a casta portuguesa mais conhecida e apreciada, apresenta simultaneamente aromas florais e frutados intensos. Nesta parcela específica, reúnem-se condições ideais que permitem que esta casta expresse a sua personalidade, assim como a singularidade desta Quinta.
Já a Touriga Franca assume-se como protagonista em Ventozelo, assim como na região do Douro, sendo a casta mais plantada. É na Vinha da Serra, a cerca de 300m de altitude, que esta versátil casta expressa toda a sua rusticidade e frescura. Oferece um perfil único, de estrutura firme, que resulta do excelente desempenho da Touriga Franca no terroir particular desta parcela.
Com enologia de José Manuel Sousa Soares, os vinhos da segunda edição da Douro Duet Collection estagiaram 12 meses em barricas de carvalho francês, usadas, de 300 e 500 litros. Além de estar disponível nas principais garrafeiras do país, este estojo pode ser também encontrado na loja online do grupo www.granvinho.pt.
PVP recomendado €31