A primeira edição do Família Margaça Talhão 37 Tinto 2019 recebeu o prémio de “Best of Show Alentejano” na 30ª edição do “MUNDUS VINI – Grand International Wine Award”, na Alemanha. A presença do produtor naquela que é considerada uma das maiores competições vínicas da Europa valeu ainda as Medalhas de Ouro e de Prata para outras três referências do seu portefólio.
Por detrás deste prémio está a elevada pontuação atribuída em prova cega ao Família Margaça Talhão 37 Tinto 2019, o mais recente lançamento do produtor, fruto de um projeto de microvinificações que estão a ser realizadas entre as várias castas da propriedade. Produzido em quantidades limitadas, o vinho evidencia a opulência e robustez características dos vinhos do Alentejo, neste caso com a casta Petit Verdot, a única a compor o seu lote, que revelou um desempenho extraordinário numa parcela integrada no terroir da região de Pias.
Para Luís Margaça, atual administrador da Sociedade Agrícola de Pias, “num mercado inundado pela apropriação da marca “Pias”, o mais importante para nós nunca foi competir na prateleira contra vinho produzido em massa, mas antes marcar a diferença pela qualidade e pela origem. O lançamento de um topo de gama na região é, assim, a concretização deste compromisso e este reconhecimento internacional é a validação do caminho exigente que iniciámos ainda em 2020”.
Na bagagem, o produtor regressou da Alemanha com mais duas Medalhas de Ouro atribuídas às referências Família Margaça Reserva Tinto 2019 e Encostas do Enxoé Reserva Tinto 2019, histórico vinho da empresa, já que foi primeiro a ser engarrafado pelo produtor quase a completar 50 anos de tradição vinícola no Baixo Alentejo. Ainda na categoria dos tintos, destaca-se a Medalha de Prata entregue à colheita de 2020 do Família Margaça Vinha do Furo Tinto.
Desde a sua fundação, sob a alçada da publicação Meininger Verlag, que o Mundus Vini reconhece e premeia a excelência do que melhor se faz no universo vínico europeu, afirmando-se como uma das competições de referência no setor. Com cerca de 11 mil vinhos submetidos para prova anualmente, o concurso está familiarizado com os vinhos portugueses que, este ano, ocupam o 3º lugar do TOP 5 de países mais premiados.