Acabado de lançar, o novo Monte da Peceguina Branco é um dos primeiros vinhos a sair para o mercado da colheita de 2021, cem por cento biológico e com uma forte componente de sustentabilidade impressa no seu rótulo.
Mantendo a tradição familiar de mais de duas décadas, o desenho deste vinho saiu das mãos do Mateus, um dos elementos mais novos da geração Soares, e representa o Abibe, uma ave-fria presente em prados húmidos e zonas lavradas, omnívora e com 36 centímetros de comprimento, parte do habitat da herdade, e que se encontra em perigo de extinção.
É precisamente à avifauna que as ilustrações dos rótulos deste ano se dedicam, como forma de celebrar esta diversidade, mas também alertar para a necessidade de proteção. A Malhadinha Nova está situada numa das Zonas de Protecção Especial em Portugal (ZPE), que tem como missão o desenvolvimento, manutenção e restabelecimento do estado de conservação de populações de espécies de aves selvagens em vias de extinção.
Cada rótulo das referências que serão lançadas este ano dá a conhecer uma destas aves, uma pequena amostra do museu natural que a herdade tem o privilégio de preservar.