Marta Casanova deixa o cargo de diretora geral e enóloga da Quinta da Côrte, Quinta pertencente ao grupo Vignobles Austruy liderado por Philippe Austruy, para se dedicar ao desenvolvimento de um projeto familiar na região do Alentejo e a enóloga Alexandra Guedes apresenta-se como a nova Diretora Técnica. Considerando a longa e estreita ligação de Marta Casanova à Quinta da Côrte, esta foi uma decisão ponderada e refletida para assegurar uma transição suave e consistente na criação de vinhos e azeite de excelência desta Quinta bicentenária.
Philippe Austruy, presidente do grupo, revela “Estou convencido de que nada teria sido possível sem a Marta. Ela concretizou um dos meus melhores sonhos. Quando descobri este lugar dotado de uma paisagem incrível, passando pelas míticas parcelas de vinhas plantadas nos típicos socalcos desta região icónica, ao trabalho árduo dos homens e mulheres que fizeram desta região o que é hoje, fiquei emocionado até às lágrimas. Esperava-nos um projeto monumental. O encontro com a Marta foi decisivo. Ela geriu de forma exemplar a construção de uma equipa comprometida, toda a reestruturação da vinha, acompanhou com dedicação obras estruturais colossais e, sobretudo… criou vinhos magníficos que são autênticas jóias. É com emoção que lhe desejo o melhor para esta nova etapa profissional que sei que tanto deseja e é com muito gosto que acolho Alexandra Guedes, uma talentosa enóloga que assumirá a direção técnica dos vinhos da Quinta”.
Após 11 anos dedicados à Quinta da Côrte, Marta Casanova, em colaboração com o consultor Stéphane Derenoncourt, contribuíram significativamente para a valorização deste terroir, situado no coração do Vale do Douro classificado pela letra A, e para o aparecimento dos vinhos Douro DOC. A equipa criada pela gestora ao longo dos anos continuará a desempenhar um papel crucial para este produtor, quer nos vinhos do Douro, quer nos vinhos do Porto até a produção do azeite biológico, garantindo assim a continuidade do conhecimento e das práticas desenvolvidas durante a sua liderança.
“Foi uma honra e um privilégio liderar a Quinta da Côrte. Toda a equipa sempre trabalhou arduamente e continuará a trabalhar para a excelência, refletindo em cada garrafa a riqueza do terroir da região demarcada do Douro. Deixo a Quinta muito grata e orgulhosa pelo que alcançámos juntos. Estou entusiasmada para dar início a esta nova fase, agora na região do Alentejo, um desafio que sempre desejei abraçar” enfatiza Marta Casanova.
A enóloga Alexandra Guedes assume agora o cargo de diretora técnica da Quinta da Côrte, preparando já a vindima de 2024. Esta última terá a responsabilidade de perpetuar o legado e a filosofia de qualidade estabelecida nos vinhos da Quinta da Côrte instituída pela casa-mãe Vignobles Austruy ao lado do enólogo consultor Stéphane Derenoncourt. Alexandra Guedes, que já trabalha há algum tempo ao lado de Marta Casanova, assume esta sucessão com paixão e um forte sentido de responsabilidade que a caracterizam. Seguindo os passos de Marta, Alexandra pretende trazer a sua visão exigente, a sua experiência e ambição para perpetuar a criação de vinhos e azeite de excelência desta Casa.
Alexandra Guedes é a nova diretora técnica da Quinta da Côrte. Neta e filha de viticultores durienses, Alexandra Guedes herdou o gosto pela viticultura desde tenra idade. Depois de ingressar no curso de Enologia, consolidou a sua formação fazendo estágios e vindimas pela região do Douro, contando atualmente com 15 vindimas no seu currículo. Desde 2012, reside numa aldeia vinhateira, Castanheiro do Sul, onde lidera a viticultura e enologia de um pequeno projeto familiar a solo.
Conhecida pelo seu perfeccionismo e atenção aos detalhes, Alexandra está agora pronta para assumir este novo desafio. “Estou muito entusiasmada ao juntar-me à equipa da Quinta da Côrte e continuar o excelente trabalho realizado pela Marta Casanova. É uma grande responsabilidade e honra perpetuar a filosofia dos vinhos de Philipe Austruy e garantir que cada colheita reflete a autenticidade e a excelência que definem os vinhos e azeite desta Quinta. Estou comprometida em dar continuidade a este legado com empenho e paixão.” comenta Alexandra Guedes.
A Quinta da Côrte, propriedade do Grupo Vignobles Austruy é uma das joias da coroa deste grupo familiar francês que detém propriedades em regiões icónicas como a Provença, Bordéus e Toscana. Cada uma destas propriedades irmãs, tal como a Quinta da Côrte, beneficiam de uma dedicação meticulosa na produção de vinhos e azeite de excelência, refletindo o compromisso deste grupo familiar com a qualidade e a valorização do património vitivinícola inerentes a estas regiões.