O produtor de vinhos do Porto e Douro Vieira de Sousa aposta agora no enoturismo, com a abertura de um centro de visitas, provas e loja de vinhos. Com novos projetos no horizonte, este é um primeiro passo nesta vertente, dado por Luísa e Maria Vieira de Sousa.
Acontece ao fim de 15 anos, depois de consolidada a empresa, criada em 2008, muito embora no negócio de vinho do Porto há cinco gerações. As duas irmãs optarem por fasear os investimentos, com primazia nas infraestruturas de produção, das adegas ao centro de operações; nas vinhas, com algumas aquisições e reconversões continuadas; e também nos vinhos, com um portefólio a crescer a cada ano e a produção de DOC Douro a ser encetada em 2011.
A Vieira de Sousa possui cerca de 70 hectares de vinhas próprias, localizadas em diferentes propriedades da família, todas localizadas na sub-região do Cima Corgo – Quinta da Água Alta (que congrega a Quinta do Bom Dia e a Quinta do Espinhal), em Gouvinhas; Quinta da Fonte, em Celeirós do Douro; Quinta do Fojo Velho, em Vale de Mendiz; e Quinta do Roncão Pequeno, em Vilarinho de Cotas –, mas foi na Quinta da Firveda, situada no Baixo Corgo e pertença da família de Luísa Vieira de Sousa, que nasceu o espaço de enoturismo da empresa. Isto porque é uma propriedade estrategicamente localizada, a cinco minutos de carro da cidade da Régua e mesmo na foz do rio Corgo. Soma o facto desta Quinta ter cerca de 6 hectares de vinha, visitáveis pelos turistas, e uma belíssima e centenária adega de produção e envelhecimento de vinhos do Porto – mantendo intactos os antigos lagares e sala de pipas, sendo ponto de interesse para as visitas guiadas e complemento às provas de vinhos do Douro e Porto.
Agora restaurada, mantém a traça original e a forte presença de paredes de xisto, tão tradicionais nesta região do Douro, mas a requalificação necessária para um acolhedor centro de visitas, sala de provas e loja de vinhos – uma extensão da loja on-line que existe no site www.vieiradesousa.pt. Aberto todos os dias, em época alta, o espaço de enoturismo da Vieira de Sousa funciona das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 17h30. Com marcação antecipada, de forma a garantir disponibilidade, as visitas são complementadas com vários tipos de provas, disponíveis para consulta no site, no separador ENOTURISMO (clique em cima da palavra e aceda à oferta). Se preferir, pode simplesmente relaxar e fazer uma prova de vinhos ou degustar um Porto tónico no espaço exterior, uma varanda com vista para as Vinhas Velhas e o selvagem rio Corgo.