O restaurante OH!VARGAS, em Santarém, foi o eleito para a 5.ª edição do Duelo Ibérico, evento que põe à prova cega “Dois vinhos icónicos. O mesmo rio. O fabuloso ano de 2011’, sendo eles o português ‘Barca Velha’ e o espanhol ‘Vega Sicilia Unico’, considerados os tintos emblemáticos da Península Ibérica. Segue-se o jantar, acompanhado de vinhos do produtor Quinta dos Frades, berço dos Cistercienses no Douro, sendo que um deles é o ‘Quinta dos Frades Grande Reserva tinto’, também ele da colheita de 2011.
A organização deste evento está a cargo da Direct Wine Portugal e o evento acontece já esta quinta-feira, dia 07 de Abril, às 19h30, estando reservado a 25 lugares, pelo valor de €95,00 – ou €85,00 para alunos, ex-alunos ou membros do Club Direct Wine. Para mais detalhes e inscrições, consultar o site, em https://www.directwine.pt/eventos/duelo-iberico-barca-velha-2011-vs-vega-sicilia-unico-2011-santarem/
Para o jantar, o restaurante OH!VARGAS preparou uma ementa especial. A entrada é feita de ‘puntillitas com maionese de tinta’, ‘berbigão com cebolada’, ‘salada de polvo e pimentos’, acompanhadas com a mais recente novidade da Quinta dos Frades, o ‘Quinta dos Frades Dona Sylvia branco 2020’. Como prato principal, será servida uma seleção de carnes grelhadas, acompanhadas de batata loira, açorda de coentros e salada OH!VARGAS. O vinho escolhido para harmonizar com a carne é precisamente o Reserva tinto de 2011. Para terminar, como sobremesa, o restaurante ribatejano selecionou um ‘bolo de chocolate especiado’, em maridagem com o ‘Quinta dos Frades Porto Vintage 2017’.
Esta é a 5ª edição deste Duelo, mas a primeira e único no Ribatejo. As edições anteriores passaram pelo Porto, Matosinhos, Funchal e Guimarães. Em todas elas o vencedor foi unânime e o mais aplaudido foi o nosso português ‘Barca Velha 2011’. Veremos o que nos reserva o palado dos participantes no restaurante OH!VARGAS!.
Para Manuel Vargas, proprietário do restaurante OH!VARGAS, é “uma honra receber este evento na nossa casa e um sinal de reconhecimento por parte da organização, que nos elegeu como o restaurante anfitrião desta edição. Para além de uma variada oferta no que toca à cozinha, liderada pelo chef Rui Santos, uma das nossas paixões e mais-valia é, sem dúvida, a nossa garrafeira e o respetivo serviço de vinhos. Temos no restaurante mais de 500 referências, maioritariamente de Portugal, mas também do mundo. O nosso objetivo final é proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência possível. Tendo o nosso restaurante uma ligação muito profunda com o setor vitivinícola, é um privilégio fazer parte deste icónico evento, que nos dá a oportunidade de viver experiências únicas, conhecer o melhor de dois países e ainda ganhar conhecimento”.