Com a chegada do calor e a entrada oficial no verão, o palato começa a pedir sabores frescos e leves, em linha com os ingredientes de época, como os figos ou as tradicionais sardinhas. Com isso em mente, o restaurante Origens, em Évora, reforçou a sua carta com novos pratos, que vão buscar os melhores produtos da estação e os transformam numa experiência gastronómica à boa maneira alentejana.
São várias as novidades na carta do restaurante, que celebra este ano os seus sete anos de vida. Seja para entrada, ou para petiscar, pode agora degustar Figos frescos e flamejados com moscatel de Setúbal, presunto, rúcula e amêndoa, um contraste de sabores entre o doce e o salgado, Sardinha assada, pão Alentejano com tomatada, uma opção típica desta altura, que não podia faltar, Salada de Beterraba com queijo de ovelha Alentejano curado, que reúne dois ingredientes intensos numa combinação suave no palato, e as Ameijoas à Bolhão Pato, também muito apreciadas nos dias de verão.
Nos pratos principais, o destaque vai para a Corvina com arroz de lingueirão, coentros e limão, um prato que traz um peixe branco e de textura delicada, enaltecido pelo aroma dos coentros e do limão, o Polvo com puré de grão e toucinho de porco fumado, uma mistura de texturas que desconcerta tanto quanto seduz, e o Pato com chalotas salteadas, cerejas e vinho do porto, como forma de enobrecer o sabor tão característico do pato.
“Faz parte do ADN do Origens respeitar a sazonalidade dos ingredientes e dos produtos com os quais trabalhamos. É por isso que sentimos a necessidade de criar uma nova carta, que dê vida ao melhor que a natureza nos oferece neste momento, que é também o que o nosso paladar mais aprecia“, explica o chef Gonçalo Queiroz. “De Portalegre a Beja, do interior à costa, o Alentejo é uma vasta região, cheia de ingredientes que vêm não só das suas planícies, mas também do mar. Tendo isto em mente, trouxemos a tradicional sardinha, tão apreciada nos meses de verão, bem como os figos, cerejas e beterraba, cheios de sabor nesta altura do ano, e pensámos em formas de os confecionar que se relacionassem com a nossa história e as nossas raízes alentejanas”, conclui.
Além dos novos pratos da carta, é também possível optar por menus surpresa de degustação de três e cinco momentos, nos quais o chef Gonçalo Queiroz seleciona as criações a incluir, tendo em conta as preferências e gostos do cliente. O menu de três momentos tem o valor de 35€, sem bebidas, e o menu de cinco momentos fica por 70€, com harmonização de vinhos incluída.