Dentro de apenas 15 dias, o mundo do vinho reunir-se-á na cidade de Coimbra, Portugal, na 4ª Edição da Wine Future. O objectivo desta edição é analisar os muitos desafios que o sector enfrenta a nível mundial.
Este encontro vai contar com a presença de alguns dos nomes mais influentes do sector vitivinícola internacional para discutir vários temas, como por exemplo, a falta de interesse da geração Z e dos millennials, o marketing digital, a sustentabilidade, o acompanhamento do consumo na maioria dos países, a utilização das redes sociais para envolver novos consumidores, entre muitos outros tópicos que serão alvo de análise. O objetivo de todos os oradores e dos organizadores é partilhar soluções e inspirar todos os presentes.
O sector vitivinícola português não só está a apoiar o evento, como alguns dos nomes mais conhecidos da área dos vinhos em Portugal concordaram em participar nos discursos de abertura, nos painéis e nas três provas que este evento internacional irá apresentar. Frederico Falcão é o Presidente da ViniPortugal que representa a marca Wines of Portugal e o coorganizador desta iniciativa. Adrian Bridge, CEO da Taylors, participará num painel sobre Enoturismo, enquanto António Amorim discutirá a utilização das novas tecnologias na indústria do vinho. Bento Amaral, reconhecido enólogo português, participará no painel sobre diversidade, equidade e inclusão.
A Sogrape será representada por João Gomes da Silva no painel sobre como aumentar as vendas em tempos difíceis, enquanto o seu enólogo Luís Sottomayor ajudará a comentar os vinhos fornecidos por esta marca para algumas das provas, especialmente o lendário Barca Velha na Masterclass que Mark Squires irá dirigir sob o nome de “os 12 Magníficos”, que homenageará a indústria vinícola da Ucrânia.
A prova, conduzida por Dirceu Vianna Junior MW, apresentará os 12 melhores vinhos portugueses, que serão comentados por alguns dos seus enólogos, entre os quais Manuel Lobo Vasconcelos, da Quinta do Crasto; Domingos Soares Franco, da José M. da Fonseca; Hamilton Reis e Richardson, do Mouchão; António Rocha, do Buçaco; Nicolas Niepoort, da Niepoort; Paulo Nunes, da Casa da Passarella; Joana Silva da Quinta do Casal Branco; Celso Pereira da Douro Vértice; Paulo Nunes da Costa Boal e o lendário produtor de Vinho Verde, Anselmo Mendes.
A prova que será conduzida por Richard Mayson sobre os vinhos históricos e lendários da Madeira e do Porto contará com a participação de Carlos Alves da Kopke; Luís
Sottomayor da Sogrape; Nicolas Delaforce da Niepoort; Oscar Quevedo da Quevedo; Francisco Ferreira da Quinta do Vallado.
A Wine Future é organizada pela Wines of Portugal e Chrand Events USA e coorganizada pelo Programa Centro 2020 que inclui os Vinhos da Bairrada, Vinhos do Dão, Vinhos de Lisboa, Vinhos do Tejo, e Vinhos da Beira Interior. Este encontro conta também com o apoio de inúmeras instituições e marcas portuguesas como a Câmara Municipal de Coimbra, Câmara Municipal do Porto, CCDRC, IVV, Turismo Centro Portugal, Taylor’s Port, Amorim, Verallia, APED, Sociedade Ponto Verde, Diário de Coimbra, Revista de Vinhos, Delta Cafés e Grupo Nabeiro.
O programa completo poderá ser consultado aqui:https://www.winefuture.org/pt/program e ainda é possível adquirir bilhetes através da ticketline, em https://ticketline.sapo.pt/en/evento/wine-future-2023-75233