Refugiados do Zimbabué desafiaram o próprio destino e tornaram-se sommeliers de sucesso na África do Sul e na Europa.
Numa iniciativa conjunta da Corticeira Amorim e da Essência do Vinho, Joseph T. Dhafana, Pardon Taguzu e Marlvin Gwese vêm partilhar a sua história inspiradora no Essência do Vinho, no primeiro dia do evento, amanhã, às 16h, no Palácio da Bolsa, no Porto.
Acreditaram no que pareceria impossível e representaram o seu país de origem na “World Wine Tasting Champions”, sob a mentoria de dois sommeliers de referência internacional de origem francesa: Dennis Garret e Jean Vicent Ridon. Esta conquista no mundo dos sommeliers foi conseguida após fuga às condições de vida do seu país natal, para iniciarem as suas vidas como refugiados na Africa do Sul onde, sem nunca antes terem provado vinho, realizaram um percurso brilhante e tornaram-se sommeliers, reconhecidos e respeitados no mundo vínico.
O resultado da jornada de superação destes sommeliers é surpreendente e está na base da apresentação que vai ser dirigida aos amantes e interessados pelo mundo do vinho no âmbito da comemoração do 20º aniversário do Essência do Vinho que decorre durante quatro dias na cidade invicta.
Três dos quatro protagonistas do filme “Blind Ambition: uma história de superação”, que visitam Portugal, possuem uma visão inovadora e muito própria, transportando um outro olhar para o mundo do vinho e para a sua prova. Atentos às alterações climatéricas, ajudam a criar uma nova linguagem para um setor que busca novas vozes que possam servir de inspiração a outros profissionais e consumidores de vinho.
“A principal experiência do vinho em Portugal, o Essência do Vinho – Porto nasceu em 2004 e rapidamente se afirmou como um evento polarizador de produtores, profissionais e consumidores. Com este evento, há 20 anos, pretendíamos desmistificar o vinho, aproximar o consumidor dos produtores, contribuir para a formação de um consumidor mais conhecedor e salientar projetos que são maiores que eles ao refletirem a vida ou o percurso profissional de quem os criou. O Essência do Vinho – Porto é um lugar de encontros e de partilha, de inspiração. Nada me poderia deixar mais orgulhoso de ter, na ediçãoque celebra os 20 anos do evento, Joseph, Marvlin e Pardon, exemplos de superação, vozes novas num setor que precisa delas para responder aos desafios que o futuro traz, num setor que é tão forte quanto a imensa diversidade cultural que representa.” afirma Nuno Guedes Vaz Pires, Fundador da Essência do Vinho.
Em parceria com a Essência do Vinho, a Amorim Cork e a Amorim Cork South Africa convidaram estes sommeliers do Zimbabué a partilharem o seu percurso de vida, aproveitando a sua estadia em Portugal para conhecer melhor os vinhos portugueses, ao participar na experiência única de serem jurados no “TOP 10 Vinhos Portugueses”, ombreando com outros renomeados sommeliers internacionais, avaliando cerca de 60 amostras dos vinhos mais bem pontuados em 2023 pela Revista de Vinhos.“É um privilégio para Amorim Cork poder trazer a Portugal um grupo de profissionais do mundo do vinho com uma trajetória tão única quanto a destes sommeliers. E não apenas pelas enormes dificuldades que superaram nas suas vidas pessoais; falamos de profissionais com imenso talento, amplamente demonstrado em exigentes palcos mundiais onde a sua capacidade técnica é constantemente colocada à prova. Estamos certos que esta parceria com o Essência do Vinho será uma ótima razão para alargarmos o interesse da sociedade como um todo em relação a um produto tão culturalmente relevante como o vinho.” revela Carlos de Jesus, Diretor de Comunicação da Amorim Cork.