Durante a Gala da 12ª edição do Concurso Vinhos de Portugal volta-se a destacar não só a excelência dos vinhos nacionais, mas também o contributo de quem tem promovido a notoriedade dos vinhos portugueses além-fronteiras. Este ano, serão novamente atribuídos os Prémios Personalidade do Ano, que reconhecem pessoas que se distinguiram pelo apoio, divulgação e valorização dos vinhos nacionais pelo mundo.
Atribuídos de dois em dois anos, estes prémios distinguem quatro personalidades, uma por cada continente – Europa, Américas, África e Ásia/Oceânia –, escolhidas entre profissionais do sector como importadores, distribuidores, jornalistas, sommeliers, formadores, líderes de opinião, entre outros. O processo de selecção envolveu as Entidades Certificadoras (CVRs, IVDP e IVBAM), associações do sector (ACIBEV, ANCEVE, AND, CAP, FENADEGAS, FENAVI, FEVIPOR e AEVP) e empresas com participação em acções internacionais promovidas pela ViniPortugal nos últimos dois anos.
Estas distinções serão entregues no decorrer da Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que se realiza no próximo dia 9 de Maio, no “Mercado 2 de Maio”, em Viseu. No entanto, os vencedores já são conhecidos:
Jorge Lucki (Brasil) – Personalidade do Ano América – Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, consolidou a sua formação em vinho na Academie du Vin de Paris. Além de colunista do jornal Valor Econômico e das revistas Valor Investe e Prazeres da Mesa, é consultor de livros sobre vinhos traduzidos no Brasil e coautor do guia Descorchados América do Sul.
Filipe Cunha Santos (Macau) – Personalidade do Ano Ásia/Oceânia – Membro do Conselho Económico e membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da RAEM e Presidente da Sociedade de Vinhos de Macau.
Casimiro Quintas (Angola) – Personalidade do Ano África – Antigo chefe de cozinha de Lanheses, Viana do Castelo, saiu de Portugal há mais de 20 anos para perseguir o sonho de ter um restaurante em Angola. Hoje, já não é chefe de cozinha a tempo inteiro, porque, entretanto, abriu sete restaurantes, todos de sucesso, sendo o Pimms o mais conhecido onde promove os vinhos de Portugal.
Jamie Goode (Reino Unido) – Personalidade do Ano Europa – Doutorado em biologia vegetal, iniciou a sua carreira como editor científico, antes de se dedicar ao mundo dos vinhos. Fundou o site wineanorak.com, em 2000, e é autor de vários livros de referência, como The Science of Wine e Authentic Wine. Desde 2005, é colunista de vinhos no jornal britânico The Sunday Express e escreve para diversas publicações internacionais. É também júri em prestigiados concursos de vinho e já foi distinguido com múltiplos prémios de escrita especializada.
Para Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, “estes prémios são uma forma de reconhecer e agradecer a quem, em diferentes partes do mundo e com diferentes funções, tem contribuído de forma decisiva para levar mais longe a imagem e o prestígio dos vinhos portugueses. É graças a este esforço conjunto que temos conseguido conquistar cada vez mais mercado e visibilidade internacional.”
O Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal, é uma das mais relevantes iniciativas de promoção da qualidade e diversidade do vinho português, sendo também uma plataforma para reforçar o posicionamento dos vinhos nacionais junto dos principais mercados de exportação.