A cerimónia de entrega de prémios do XXIII Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, realizada na Quinta Real Cerimónia em Santiago do Cacém, premiou 29 vinhos, atribuindo 8 medalhas de ouro e 21 de prata.
De entre os 98 vinhos avaliados, de 18 produtores da Península de Setúbal, o Venâncio da Costa Lima Reserva da Família Superior 10 Anos destacou-se com a conquista de dois prémios, o de Melhor Vinho a Concurso e o de Melhor Vinho Generoso. A Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões foi premiada com o Melhor Vinho Tinto, atribuído ao Adega de Pegões Grande Reserva 2021, e o vinho Terras do Pó Reserva 2022 da Casa Ermelinda Freitas arrecadou o prémio de Melhor Vinho Branco. Já o prémio de Melhor Vinho Rosado foi atribuído ao Guitarrista Moscatel Galego Roxo 2022, de Fernando Santana Pereira.
Segundo o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), Henrique Soares, esta edição do Concurso de Vinhos da Península de Setúbal foi “muito especial para todos nós, pois foi a primeira vez que a cerimónia teve lugar a sul. Nesta edição demonstrámos, mais uma vez, a consistência qualitativa dos vinhos da região, toda a sua diversidade e capacidade de produzir vinhos diferentes, graças à riqueza e diversidade de todo este território, bem como à tenacidade dos seus diversos produtores”.
O júri foi composto por um diversificado leque de jurados, profissionais ligados ao mundo dos vinhos: técnicos especialistas em análise sensorial das várias regiões vitivinícolas portuguesas, enólogos, escanções, jornalistas e membros do painel de prova da ASAE.