Este vinho especial é produzido a partir de parcelas selecionadas de vinha madura, de baixas produções, na Quinta da Fonte Souto no Alentejo. As uvas são vindimadas com alguma precocidade de modo a preservar bons níveis de acidez e em diferentes fases de maturidade para realçar a complexidade e equilíbrio do vinho.
Esta meticulosa atenção aos detalhes continua na adega com maceração pré-fermentativa para maximizar os aromas, e com o recurso à vinificação em barricas de carvalho francês de 500 litros a proporcionar boa estrutura. Uma cuidada bâtonnage ao longo do inverno e primavera contribui para a fantástica cremosidade do vinho. É este nível de precisão que sublinha a frescura, elegância e longevidade do Taifa.
Localizada na sub-região de Portalegre, no Alentejo, a Quinta da Fonte Souto foi a primeira propriedade que a família Symington adquiriu fora da região do Douro, em 2017. Tem, desde então, construído uma reputação de produzir vinhos de elevada qualidade que demonstram o enorme potencial de Portalegre. O objetivo da família com o Taifa foi a produção de um vinho branco de exceção, recorrendo a um grau de precisão e atenção ao detalhe ainda mais exigentes. Inspirado no rico legado cultural da região, ‘Taifa’ refere-se aos numerosos principados e reinos Mouros que surgiram na Península Ibérica durante o século XI, na sequência do declínio do Califado de Córdoba. Portalegre e a região circundante integravam um dos mais extensos Taifas e o rótulo reflete os magníficos padrões geométricos decorativos que fazem parte do legado mouro do Alentejo.
O 2020 é o Taifa de estreia, do qual se engarrafaram apenas 2,000 garrafas e 80 magnas. O aroma do vinho reúne uma combinação sedutora de madressilva, maresia e notas minerais de iodo e sal, além de notas de baunilha e alguma tosta. A rica textura proporciona sabores cremosos de alperce, marmelo e subtis notas de mel, equilibrada pela acidez cítrica.
Rupert Symington, CEO e responsável pelas operações de vinhos DOC, comentou, ‘Desde que adquirimos a Quinta da Fonte Souto em 2017, sentimos grande alento pelos incríveis vinhos que temos vindo a produzir de forma consistente nesta singular sub-região do Alentejo. As características únicas da propriedade, que conjugam altitude, solos xistosos-graníticos, abundância de água e exposições favoráveis, têm-nos proporcionado tremenda amplitude para produzir vinhos brancos e tintos de classe mundial. O Taifa reflete um estado de maturidade deste projeto, onde o nosso profundo conhecimento da vinha tem alimentado a nossa ambição de produzir um vinho branco que corporiza o inconfundível terroir deste canto do Alentejo. Com o Taifa, acreditamos que daremos um contributo significativo para elevar ainda mais o prestígio dos vinhos brancos de topo de Portugal.’
Taifa Branco 2020 (garrafa de 75cl) – 65 euros