A histórica marca de vinho do Porto lançou um novo e arrojado design para o seu LBV de 2018, com ilustrações inspiradas nas histórias transmitidas por três gerações da família Symington, produtora de vinho do Porto há mais de 140 anos e proprietários da Dow’s.
Desde 1912, sucessivas gerações da família Symington cresceram e trabalharam nas duas principais propriedades da Dow’s: Quinta do Bomfim, no coração do Alto Douro, e Quinta da Senhora da Ribeira, no Douro Superior. O novo design do LBV 2018 apresenta ilustrações apelativas inspiradas nas histórias contadas pela 3.ª, 4.ª e 5.ª gerações da família sobre estas quintas. As ilustrações mudam a cada vindima sucessiva, revelando mais fragmentos de histórias passadas.
O rótulo do LBV 2018 apresenta a emblemática capela da Senhora da Ribeira, conhecida como um refúgio para os marinheiros antes de se aventurarem nas então traiçoeiras águas do Douro; a linha férrea que passa ao longo da Quinta do Bomfim, introduzida em 1887, que trouxe grande entusiasmo e investimento à região; as plantas de cana, que eram tradicionalmente utilizadas para fazer os cestos em que as uvas eram transportadas; e as laranjeiras, que ainda proporcionam a tão necessária sombra durante os escaldantes verões do Douro.
Esta forte narrativa visual continua na caixa de oferta correspondente – com destaque para um milhafre-preto, uma ave bastante comum no Douro. Como parte do esforço contínuo da família Symington na redução das emissões de carbono, a própria garrafa é agora 18% mais leve do que a precedente.
Partilhando a mesma proveniência do seu elogiado Porto Vintage, o LBV da Dow’s é produzido a partir das parcelas de vinha com melhor desempenho da Quinta do Bomfim e da Quinta da Senhora da Ribeira. O vinho apresenta aromas brilhantes e exuberantes de amora e mirtilo, atravessados por um travo de hortelã que confere ao vinho uma frescura incrível e cintilante. No palato, é encorpado, com sabores sumptuosos de frutos negros e ameixa preta. 2018 foi um ano ao estilo montanha-russa, com uma quantidade significativa de chuva na primavera, seguida de ondas de calor no verão, o que resultou em produções baixas de uvas de excelente qualidade.
Rupert Symington, CEO da Symington Family Estates, afirmou: “O LBV da Dow’s sempre foi o segundo verdadeiro vinho da Dow’s, uma marca conhecida pelos seus Portos Vintage de elevadas pontuações, e esta nova apresentação reflete agora o legado e a proveniência associados ao nome. 2018 foi um ano desafiante. No entanto, as baixas produções resultaram em vinhos de alta qualidade, com um perfil distinto, caracterizado pela sua intensidade, estrutura e estilo mais seco. Temos o prazer de lançar esta nova e elegante abordagem a um clássico LBV da Dow’s.”