A adega localizada em Vila Chã de Ourique, no distrito de Santarém, acaba de lançar o seu mais recente vinho – o Ode Alvarinho. A casta de excelência da região dos vinhos verdes, adaptou-se muito bem ao clima do Tejo, resultando num vinho muito gastronómico, com aromas cítricos e frutados intensos.
A Ode Winery, em Vila Chã de Ourique, acaba de aumentar o seu portfólio para 12 referências, com o lançamento do novo Ode Alvarinho. Este é um vinho de perfil gastronómico, com aromas cítricos e frutados, como ananás, lichia e lima, suportados por notas de tomilho-limão e ervas verdes. Uma excelente opção para acompanhar marisco, harmonizando também com pratos mais elaborados da cozinha do sudeste asiático, japonesa e indiana, devido à sua estrutura e equilíbrio perfeito de acidez.
“Estamos muito contentes por apresentar o Ode Alvarinho, um vinho que nos deu muito prazer produzir. Quando iniciámos o projeto vínico da Ode, detetámos algumas vinhas desta casta que estavam fragilizadas e precisavam de ser recuperadas. No primeiro ano, procurámos tratar e acompanhar a sua evolução, que foi notória, permitindo-nos produzir as 1500 garrafas que agora apresentamos, de qualidade excecional e que muito nos orgulha. Esperamos que as vinhas continuem a recuperar e que nos seja possível continuar a produzir mais e melhor Alvarinho no Tejo.“, refere Maria Vicente, enóloga da Ode Winery.
As uvas do Ode Alvarinho foram selecionadas e colhidas à mão e fermentadas e envelhecidas durante 5 meses em barricas de carvalho húngaro de 500 litros. O vinho apresenta um excelente potencial de envelhecimento em garrafa, continuando a ganhar complexidade nos próximos 10 anos. Já foi premiado, a nível internacional, com três medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy 2024, no Vinarium International Wine Contest e no Concours Mondial de Bruxelles, respetivamente, e uma de prata no International Wine Challenge, tendo também já sido reconhecido no mercado nacional, conquistando o Grand Gold no Concurso Cidades do Vinho e Gold no XIV Concurso Vinhos do Tejo
Para assinalar o lançamento deste novo vinho, a 1 de agosto, Dia do Alvarinho, a Ode Winery estará com uma ação especial de apresentação em restaurantes e bares em diferentes localizações do país, dando aos clientes destes espaços a possibilidade de provar este vinho em primeira mão. Serão vários os locais ao abrigo desta iniciativa*, de norte a sul do país, como os restaurantes Hikadashi (Lisboa), Boubou’s (Lisboa), O Balcão (Santarém), o Pátio da Graça (Santarém), o Euskalduna (Porto), o MISTU (Porto), ou os bares Black Sheep (Lisboa), Imprensa (Lisboa) e o Bago Wine Bar (Faro).
O Ode Alvarinho tem um preço recomendado de 31€ e junta-se às 11 referências Ode já disponíveis, os brancos Ode Semillon, Ode Viognier, Ode Fernão Pires, Ode Arinto, Ode Enóloga Arinto Fernão Pires; o Ode Rosé e os tintos Ode Touriga Nacional, Ode Quarteto, Ode Lagares Touriga Nacional, Ode Amphora Alicante Bouschet, Ode Única Touriga Nacional. Pode ser adquirido online, em Shop – ODE Winery, ou no restaurante Cellar Door, localizado na adega e, em breve, em garrafeiras de norte a sul do país.