Paulo Neves, um dos grandes nomes da escultura contemporânea nacional e internacional, associou-se à Quinta das Marias para apresentar verdadeiras peças de coleção vertidas para 1.200 rótulos personalizados em garrafas de uma edição limitada de Touriga-Nacional Reserva 2020 do produtor do Dão.
O escultor desenvolveu um conceito inovador no panorama dos vinhos portugueses e assumiu o exigente desafio de, ao longo dos últimos meses, passar os serões à lareira, a pintar e a assinar mais de um milhar de rótulos, todos diferentes entre si e destacáveis das garrafas, constituindo cada um deles um original de valor incalculável.
As gravuras representam uma folha de Touriga-Nacional e são apresentadas sobre papel de algodão Wild de 285 gramas, com alto relevo a seco. A intervenção a aguarela promove a originalidade das peças, acentuada pelas variações de toda a paleta de cores.
Com um PVP (Preço de Venda ao Público) de 80 euros, a edição limitada faz-se acompanhar por uma caixa individual em cartão microcanelado preto, servindo um duplo propósito: a tradicional partilha do vinho com amigos ou familiares e a preservação para a posterioridade de uma obra de Paulo Neves, assumindo-se como um manifesto pela democratização da arte, acessível à generalidade do público.
“Tive esta ideia por achar que é um desperdício o facto de os rótulos, geralmente resultado de um trabalho cuidado, terem o seu fim no lixo. Assim, cada garrafa tem um rótulo colado nas pontas e destacável por dois picotados laterais, para ser guardado como uma obra de arte. Podem guardar, emoldurar, fazer um quadro com rótulos, o que quiserem, porque eles são todos diferentes entre si e assinados manualmente. Nunca fiz algo assim, deu mais trabalho do que eu estava à espera, mas estou feliz com o resultado”, explica Paulo Neves.
O projeto foi apresentado a Peter Eckert, amigo e proprietário da Quinta das Marias, localizada em Oliveira do Conde (Carregal do Sal). O suíço, que produz vinhos no coração do Dão desde os anos 90, abraçou de imediato a iniciativa e escolheu o distinto Touriga-Nacional Reserva 2020, oriundo da principal casta do produtor, para acompanhar os rótulos.
“Curiosamente, este vinho é o resultado da primeira vinha que plantámos quando eu e a minha mulher Elisabeth adquirimos a propriedade, que na altura limitava-se a quatro hectares de terreno abandonado e uma casa quase em ruínas, em 1991. Mais de três décadas depois, com a Quinta das Marias consolidada como um produtor de referência no Dão, faz todo o sentido ser este vinho a acompanhar os rótulos artísticos do Paulo Neves, numa edição limitada que é verdadeiramente única em Portugal”, frisa Peter Eckert.
O Touriga-Nacional Reserva 2020 provém de colheita manual, realizada em setembro desse ano. Posteriormente, a uva foi desengaçada e a fermentação e a maceração foram realizadas em cuba, antes de um estágio de 14 meses em barricas de Carvalho Francês (10% de barricas novas, 90% de segundo uso).
O vinho apresenta um tom violeta discreto, a dar mais realce à frescura e intensidade da bergamota e alcaçuz. Na boca, é envolvente, com acidez e persistência longa com taninos sólidos, evidenciando grande potencial de guarda.
“A Quinta das Marias sempre foi conhecida pela qualidade das castas de Touriga-Nacional e de Encruzado. Quando iniciei o meu trabalho, em 2018, o foco foi estudar uma parcela que dava origem a um excelente Touriga-Nacional, mas que necessitava de consistência. Com o trabalho desenvolvido, conseguimos garantir a mesma qualidade superior do vinho em todas as colheitas, tirando o máximo partido daquele talhão e reforçando o estatuto da Quinta com um dos melhores produtores de Touriga-Nacional no Dão”, sustenta o enólogo Luís Lopes.
A edição limitada do vinho com rótulos personalizados de Paulo Neves apresenta-se com uma caixa individual de qualidade superior, recortada num dos cantos para permitir a visualização da obra de arte. A junção de duas caixas possibilita a contemplação plena da gravura de Touriga-Nacional.
A caixa foi produzida pela Cartonagem Trindade, empresa de São João da Madeira que fabrica material para marcas de luxo como Dior, Burberry ou Kenzo. “O que nos uniu foram as Marias. Quando o Paulo Neves falou sobre um projeto para a Quinta das Marias quis logo associar-me, fazer as caixas, porque Maria é o nome da minha mãe, a fundadora empresa, e também da mãe do Paulo Neves”, refere Pedro Ventura, administrador da empresa.
Peter Eckert, de resto, batizou a propriedade em Oliveira do Conde como Quinta das Marias porque a mulher, Elisabeth, e as três filhas – Ester, Isabel e Julia – têm Maria nos respetivos nomes. Agora, para este projeto especial, encontrou parceiros consagrados que partilham uma ligação emocional com a marca criada no início dos anos 90.
A edição limitada de Touriga-Nacional Reserva 2020 com rótulos de Paulo Neves está disponível para venda no site oficial e na loja da Quinta das Marias, em Oliveira do Conde.