A nova loja da Kopke, na frente ribeirinha em Vila Nova de Gaia, reabriu ao público após um período de obras integrais que dotaram o espaço de uma nova identidade – assim nasce uma “livraria de vinhos”, onde em destaque estão diferentes garrafas, todas elas contadoras de histórias.
A nova decoração, que ficou a cargo da P 06 studio, procura evidenciar o legado da Kopke enquanto a Casa de vinho do Porto mais antiga. Para construir esta narrativa visual foi desenvolvida uma relação com o omnipresente rio Douro e com a cidade do Porto, na outra margem, ao longo dos três pisos existentes. Tanto o rio como o casario portuense são tidos como “pinturas vivas”, ao alcance das janelas largas existentes.
No interior, destaque para os armários e expositores em madeira de nogueira cuidadosa e especificamente desenhados para a loja, a qual apresenta uma estética museográfica. Foram também aplicados materiais naturais, das madeiras e pedras aos metais, de maneira a estabelecer uma associação com os elementos essenciais à produção e conservação de vinho do Porto.
Cada um dos três pisos tem um propósito diferenciado: dedicam-se a capítulos distintos da história da Kopke. No primeiro piso encontramos uma apresentação rítmica e variada dos diferentes vinhos da marca; já no segundo, a história da centenária Kopke é contada e recriada através de publicidades e rótulos antigos aplicados sobre a madeira, uma coleção que representa um legado irrepetível e que não fica completa sem o certificado que atesta a Kopke como a casa de vinho do Porto mais antiga. No último piso constam ainda elementos históricos e fotografias que assinalam a evolução da marca ao longo do tempo.
Na nova loja estão presentes vários elementos expositivos, todos eles cuidadosamente legendados e enquadrados, num diálogo constante entre história, design e viticultura.
Provas de vinho e de azeites, vinhos a copo e snacks
Na nova loja da Kopke estão disponíveis diferentes provas de vinho, do Pack Clássico (S. Luiz DOC Branco, S. Luiz DOC Tinto, Dry White, Reserva Ruby e 10 Anos Tawny, por 28 euros por pessoa) ao Pack Excelência (Vintage, Colheita 2004 White, 30 Anos White, 40 Anos Tawny e Colheita 1966 Tawny, por 78 euros por pessoa). A estas experiências soma-se a possibilidade de provar vinho a copo, sendo que as muitas referências disponíveis se distribuem entre vinhos DOC Douro (provenientes da Quinta de São Luiz) e vinhos do Porto Kopke – White, Tawny e Ruby – incluindo algumas raridades da marca como o Colheita 1935 White, e os Colheitas 1937 e 1941 Tawny.
As mais de 30 referências a copo podem ser acompanhadas por petiscos pensados para a ocasião – da tradicional prova de queijos portugueses (24 euros) às batatas fritas, azeitonas ou frutos secos (2 euros). É também possível escolher entre uma prova de azeite e uma aguardente velha com o selo da marca Kopke.
A loja reabriu as suas portas no final de março, e funciona desde as 10h às 19h.